
Sara Rohde
[email protected]
No próximo sábado, 12, Montenegro vai receber os colunistas sociais membros da Associação dos Colunistas Sociais do RS (Acors), a imprensa e influenciadores digitais do Estado, para um encontro em comemoração aos 145 anos do município. Na ocasião, a empresa Belo Sul, focada em desenvolver o turismo receptivo, realizará um fun tour na Região do Vale do Caí e do Vale da Felicidade onde a história do município será apresentada de uma maneira diferente, com personagens e diversão. O evento é um projeto das diretoras de turismo Lisa Borchardt e Andrisa Mariano juntamente com o diretor de mídias digitais da Acors, Bernardo Guedes.
Montenegro é conhecida como a Cidade das Artes e a Capital do Tanino e da Citricultura, as terras são verdes, laranjas e amarelas, o perfume de flores e frutos cítricos predomina na cultura do povo da lida, e a arte que está por toda parte.
A programação do evento foi baseada em cima do aniversário da cidade, que ocorre no dia 5 de maio, e contará com passeios nas rotas “dos laranjais aos vinhedos” e “sabores e saberes”. O passeio inicia no Porto das Laranjeiras (local histórico onde a cidade nasceu), com as boas-vindas na Câmara de Vereadores. O café da manhã dos convidados vai acontecer no hotel familiar e tradicional na cidade há 45 anos, Hotel Niro. Em seguida todos seguirão à propriedade rural Casa da Atafona com mais de 150 anos de história, lá os convidados vão saborear um almoço colonial com direito a passeio de carroção pelos pomares de citrus, vão colher e comer a bergamota ou a laranja do pé.
Será um dia de intensa programação, haverá visita à Estação Férrea, ao Memorial ao Imigrante Alemão, o ateliê de artes, viveiro de mudas e o atelier Fundo de Quintal, da artista, artesã e ativista-social Montenegrina, maluca por pensamentos alaranjados pelo município, Lisa Borchardt. No final do Fun Tour eles vão visitar o Sítio Steffen com pomares orgânicos, museu familiar, que faz parte da Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí para conhecer o empreendimento e todas as atrações de lazer que o local oferece.
Conforme Andrisa Mariano, proprietária da Belo Sul, a luta pelo desenvolvimento turístico e a valorização das artes é um constante desafio. “Estamos a caminho dessa construção”, afirma. Já a proprietária do atelier Fundo de Quintal, Lisa Borchardt, garante que o fun tour trata-se de um modo sustentável e coletivo de divulgar a cidade e alguns empreendimentos parceiros. “Queremos ver o turismo crescer com valores e foco na história”, diz.
Segundo Bernardo Guedes, diretor de mídias digitais da Acors, e idealizador do passeio, “vai ser uma grande honra receber em Montenegro meus colegas colunistas. Sou apaixonado pela cidade e conheço todo o potencial do Vale do Caí. Estamos unindo forças para receber de braços abertos nossos ilustres visitantes. Como críticos e formadores de opinião eles são o público alvo para um projeto arrojado e empreendedor como este”.
O Tio Negão Tur será responsável pelo transporte do grupo. As fotos do evento vão ser feitas pelo fotógrafo Douglas Costa e a filmagem Diogo Santos da Cruz.















