Início Geral Mais de 900 colares são entregues às mães

Mais de 900 colares são entregues às mães

LUANA CIECELSKI
[email protected]

“Se você me ama, se cuide”. Com o objetivo de passar essa mensagem a centenas de mães, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com a Júlia Camargo Acessórios e as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Santa Cruz, realizaram na última semana, a entrega de mais de 950 colares a alunos da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul. Os presentes foram dados às crianças para que elas entregassem às figuras maternas em sua família no domingo que passou.
Esse ato fez parte do projeto chamado Por Amor, que conta com recursos oriundos de doações do Imposto de Renda – via Comdica – e é realizado anualmente com algumas das escolas municipais da cidade. Nesse ano, as selecionadas foram a José Ferrugem, Bom Jesus e Menino Deus. Na primeira etapa, que aconteceu em abril e início de maio, as escolas foram visitadas por voluntárias da Liga e as crianças confeccionaram colares de pérolas. Esses mesmo colares foram posteriormente encaminhados para finalização pela equipe da Júlia Camargo, que atuou de forma voluntária. 
Na segunda etapa, a equipe da Liga retorna às escolas com os colares já finalizados e embalados, acompanhada por profissionais da secretaria se saúde. Na ocasião, em formato de palestra ou passando de sala em sala, é feita uma fala sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. “Quando vocês entregarem esse presente para a mãe de vocês, o que vocês devem dizer a elas?”, pergunta uma das voluntárias da Liga. “Que elas devem se cuidar”, respondem as crianças. 
A entrega na escola José Ferrugem aconteceu no início da semana que passou, na Menino Deus ocorreu na sexta-feira, dia 11 de maio, e na Bom Jesus no sábado, durante a Festa da Família realizada pela instituição. A expectativa da Liga e dos demais organizadores, além de proporcionar um mimo às mães, é que esses mimos possam servir como um lembrete de que elas devem fazer os exames regularmente e se manterem atentas para que evitem o câncer de mama e assim possam estar mais tempo com seus filhos. 

Integrantes da Liga Feminina e Julia Camargo entregaram os colares às crianças na última semana