Início Geral INSS: Aposentados e gestantes devem solicitar salário pelo telefone ou internet

INSS: Aposentados e gestantes devem solicitar salário pelo telefone ou internet

Sara Rohde
[email protected]

Agora os aposentados (as) poderão solicitar a aposentadoria por idade diretamente pelo telefone ou internet. E não são somente os aposentados (as) que podem solicitar via ligação, as gestantes também podem pedir o salário maternidade pelo telefone ou através do sistema online. É uma realidade que está sendo orientada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com objetivo de oferecer mais comodidade aos usuários que têm direito ao benefício. O anúncio foi feito nessa segunda-feira, 21, e os salários podem ser solicitados através do site Meu INSS e pelo telefone 135.
Como funciona: Anteriormente o contribuinte precisava levar os documentos, mediante um agendamento à uma Agência do INSS para formalizar o pedido. Agora, se o contribuinte se aposentar por idade (60 anos mulheres e 65 anos homens) com 15 anos de contribuição, o pedido deve ser feito pelo sistema ou por telefone. Os salários maternidades também devem ser solicitados através do novo método e pode ser acompanhado pelo site Meu INSS. O pagamento automático será possível somente se a documentação dos contribuintes estiver atualizada. 
A solicitação através do telefone deve ser realizada das 7 às 22 horas, das segundas-feiras aos sábados, gratuitamente de telefone fixo e público, e celular com valor de uma ligação local. Pela internet basta acessar o site pelo computador ou celular. A solicitação demora em torno de 30 minutos, tempo de análise do sistema.
Quem não tiver condições de ligar ou solicitar o salário via internet, em últimos dos casos, poderá ir direto à uma agência do INSS.
As solicitações automáticas para os demais benefícios do INSS serão divulgadas em breve.
De acordo com o gerente do INSS de Santa Cruz do Sul, João Mario Werberich, houve muita procura nesta semana para esclarecimentos de como realizar a solicitação automática, “muitas gestantes e aposentados vieram até a agência do INSS solicitar auxílio do encaminhamento automático, conseguiram encaminhar as pessoas que estavam com a documentação cadastrada, já as outras, não realizaram o requerimento devido aos dados não estarem registrados no sistema”, completa.