Início Geral Seminário sobre erradicação do trabalho infantil aconteceu na sexta

Seminário sobre erradicação do trabalho infantil aconteceu na sexta

A erradicação do trabalho infantil, bem como a prevenção de atos infracionais dos adolescentes requer um processo constante de conscientização. A melhor estratégia é investir na formação dos futuros cidadãos, tornando-os conscientes e comprometidos com a sociedade. Com este propósito, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Medidas Socioeducativas, promoverá neste mês diversas ações. Na sexta-feira, 8, no Anfiteatro da UNISC, uma extensa programação contemplou o tema. Na abertura uma apresentação artística de dança de Hip Hop do grupo coordenado pelo instrutor Sandrinho.
O Seminário em âmbito municipal, transformou-se em um evento regional, já que mais de 10 municípios do entorno se fizeram presentes no evento que teve palestras sobre “Aprendizagem e Inclusão: Transformando Vidas”, com a Procuradora do Trabalho do Ministério Público de Santa Cruz do Sul, Dra. Enéria Thomazini e, “A Formação de Jovens Violentos e Caminhos Para a Prevenção”, com o Doutor em Sociologia e consultor em segurança pública e direitos humanos, Dr. Marcos Rolim, com uma sessão de autógrafos de seu livro. À tarde, o consultor em Políticas Públicas, Dr. André Viana Custódio, falou sobre “Ações Estratégicas para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”, seguido de um debate.
O evento foi direcionado aos profissionais das áreas de Políticas Públicas, de educação, saúde, e docentes com afinidade ao conteúdo proposto alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado nesta terça-feira, 12 de junho.
Toda programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas, através do CREAS Acolher. Foi apresentado durante a programação o boneco “Petinho”, que simbolizará todas as ações relacionadas as atividades do PETI a partir de então.
Conforme o Secretário Municipal da área, Edemilson Cunha Severo, a interlocução entre o Trabalho Infantil e as Medidas Socioeducativas se justificam pela constatação de que a drogadição vem seduzindo muitos jovens, além da vulnerabilidade percebida no cotidiano, principalmente relacionado à evasão escolar e o baixo gral de escolaridade. O Secretário Edemilson destacou que “o seminário teve por objetivo, proporcionar reflexão e debate dos temas destacados através da articulação da rede intersetorial, incluindo profissionais e palestrantes que possuem amplo destaque em suas áreas de conhecimento.”