LUANA CIECELSKI
[email protected]
Bom para o meio ambiente, bom para o comércio local, bom para o consumidor final. Essas são as premissas básicas de uma franquia que está funcionando em Santa Cruz desde agosto de 2017, mas que mais recentemente começou a ser vista pelas padarias de Santa Cruz do Sul. Estamos falando da PremiaPão. Num primeira visada, o negócio parece girar apenas em torno de propagandas nos saquinhos de pão. Por trás disso, porém, há muito mais.
Um dos primeiros e mais importantes aspectos do PremiaPão é o apelo de preservação ambiental, como dito lá no começo do texto. Isso porque os saquinhos onde são impressas as propagandas, são feitos de papel biodegradável e substituem o tradicional saquinho plástico, que uma vez descartado, leva muito mais tempo para se decompor do que o papel. De acordo com a gerente local da franquia, Carine Model, estima-se que cerca de 60 mil sacos plásticos a menos foram utilizados descartados desde o início do projeto na cidade.
Outro aspecto importante é o auxílio no desenvolvimento econômico da cidade. Para as padarias, oferecer o saquinho de pão é muito rentável. Atualmente são 23 estabelecimentos parceiros na cidade e todos eles recebem os saquinhos gratuitamente. Eles só precisam colocar os pães dentro e entregar para o consumidor. Além disso, há a questão dos anúncios. As empresas que colocam a sua marca no papel, acabam tendo uma ampla visibilidade, porque são cerca de 30 mil exemplares impressos a cada edição. Além disso, o consumidor final não paga nada a mais para receber o saquinho com os anúncios.
Ainda relacionado aos anúncios, é preciso ressaltar que a maioria deles é interativo. Alguns possuem QR Code para que os consumidores façam a leitura com seus smartphones e participem de promoções, outros possuem o traçado para recorte oferecendo descontos. E há ainda os anúncios das promoções da própria PremiaPão. E é ai que entra o terceiro aspecto importante, e talvez o mais interessante para a comunidade de uma forma geral. Os prêmios que a franquia oferece àqueles que compram pães nas padarias parceiras.
São os mais diversos produtos e serviços oferecidos e são dois prêmios por edição do saquinho. Um prêmio a nível local e um a nível nacional. Na edição que circula atualmente, o prêmio nacional é um iPhone 8, enquanto o prêmio local consiste em uma bolsa de estudos de um semestre na Herics Idiomas.
A franquia tem ainda uma parceria com o projeto Iniciativa Verde, de forma que para cada saquinho distribuído pelo Brasil, uma muda de árvore é plantada. Ah, também vale destacar que a tinta utilizada para imprimir os anúncios é própria para a utilização em produtos alimentares, de forma que não faz mal à saúde se entrar em contato com os pãezinhos.
FAZER A DIFERENÇA
Além disso tudo, a PremiaPão têm um significado muito especial para Carine. “Lembro do dia que recebi a primeira remessa dos saquinhos, foi uma emoção enorme, ver que o sonho estava se tornando realidade é que aqueles clientes que estavam ali estavam fazendo parte desta construção, uma das padarias postou no Instagram que havia chegado os saquinhos e aquilo me tocou”, conta ela.
O sentimento que ficou foi o de proporcionar conexão entre os clientes. “A PremiaPão foi uma forma que eu encontrei de poder fazer a diferença na vida das pessoas, sejam eles anunciantes, donos das padarias, consumidores e também para a comunidade através da visão sustentável. Criatividade e determinação são os dois pontos que me movem mas o que realmente me realiza é criar oportunidades de aproximar as pessoas”, relata.
A PREMIAPÃO
Apesar de recente em Santa Cruz do Sul, a PremiaPão existe no Brasil desde meados de 2015. A empresa tem como missão, “transformar a mídia de saco de pão parte do cotidiano das famílias brasileiras, fortalecendo negócios locais e oferecendo uma mídia 100% sustentável”. Entre os prêmios que já recebeu, está o de Melhores Franquias do Brasil em 2017 e de Micro Franquia que mais cresceu, também em 2017.

PADARIAS PARCEIRAS
Doce Pan (Arroio Grande)
Müller (Arroio Grande)
Bom Fim (Bom Fim)
Padaria e Casa das Cucas São José (Bom Jesus)
Cristal (Centro)
Jamaica (Centro)
Jamaica Filial (Centro)
Panisul (Centro)
Pão Nosso (Centro)
Roque Schuh (Centro)
santa Delícia (Centro)
Sehnem (Centro)
Só Delícia (Centro)
Cucas da Rosana (Goiás)
Goiás (Goiás)
Pritsch Filial (Universitário)
Mercado Terra Nostra (Independência)
D’Marias (Linha João Alves)
Super Pão (Linha João Alves)
Empório Terra Vista (Linha João Alves)
Café Independência (Renascença)
Casa de Chá e Padaria Pritsch (Senai)
Confeitaria Casa Tia (Senai)














