Início Geral Sinpro RS completou 80 anos em defesa dos professores e do ensino

Sinpro RS completou 80 anos em defesa dos professores e do ensino

Sara Rohde
[email protected]

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) completou 80 anos de fundação no mês de maio. O Sinpro/RS representa aproximadamente 35 mil professores em todo o Estado, atendendo 1.700 instituições de ensino da Educação Infantil ao Ensino Superior. De todos os professores da rede privada, 60 % estão associados ao sindicato.
O início da história se deu em meados de 1938, época do Estado Novo, implantado no golpe do Presidente Getúlio Vargas. No dia 21 de maio daquele ano, um grupo de professores de 25 sócios fundou o Syndicato dos Professores Particulares em Porto Alegre com o objetivo geral de trabalhar pelo professor e ensino.
Em 1941, o sindicato pleiteava a representação dos professores do Ensino Superior. E foi em fevereiro de 1964, que a entidade passou a se chamar Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, ampliando sua base de representação, com a inclusão dos professores do Ensino Superior da rede particular.
O Sinpro/RS é pioneiro em adotar o conceito Sindicato Cidadão e tem uma trajetória respeitada de luta e promoção da cidadania desde a década de 90. Nestes 80 anos de sindicato, momentos importantes marcaram algumas conquistas:
* Em 1994, adotou o Sistema Colegiado. Neste sistema, cada diretor passou a responder em igualdade de condições e responsabilidades pela entidade. O Colegiado é estendido as Regionais, experiência que exigiu a construção de consensos;
* Conta com 13 Regionais, com sedes em Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Leopoldo e Uruguaiana; duas sedes em Porto Alegre, uma em Canoas e outra em Novo Hamburgo;
* Entre as principais conquistas trabalhistas do Sinpro/RS estão: piso salarial, adicional por tempo de serviço, adicional por aprimoramento acadêmico, pagamento de horas extras, plano de saúde, estabilidade do aposentando, desconto para dependentes de professores no estabelecimento de ensino em que o mesmo leciona, limite de alunos por turma, entre outras, normatizados anualmente pela Convenção Coletiva de Trabalho, negociada entre Sinpro/RS e Sinepe/RS.

Santa Cruz do Sul – A Regional do Sinpro/RS de Santa Cruz do Sul representa uma das treze regionais que compõem o Estado. Atualmente, a Regional conta com cinco diretores e uma secretária, são eles: Flávio Henn, João Batista Gomes, Elizani Kaizer, Betina Durante, Ieda de Camargo e a secretária Mara Silveira. Os municípios que fazem parte da Regional são Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Vale do Sol, Candelária, Arroio do Tigre, Cachoeira do Sul e Novo Cabrais.
Conforme o diretor da Regional de Santa Cruz do Sul, Flávio Henn, a função do sindicato é garantir a manutenção dos direitos adquiridos nestes 80 anos de trabalho. “O Sinpro/RS, como primeiro sindicato de educação do Estado, garante os diretos dos professores através da negociação com o Sinepe/RS, que anualmente é fechada através da convenção coletiva de trabalho”, frisa. 
Flávio ressalta que na atual conjuntura do país o sindicato está atuando mais para resistir e garantir a manutenção dos direitos dos professores do que ampliá-los. “Prova disso foi a negociação trabalhista deste ano, a maior de todo os tempos, com onze reuniões em quase três meses. Somente na semana passada que se encerrou a negociação. Ela se prolongou tanto porque o Sinepe/RS queria tirar do sindicato o direito de fazer as homologações dos professores”. 
A Convenção Coletiva de Trabalho foi assinada, após longamente debatida, e o Sinpro/RS continuará fazendo as homologações integralmente aos professores. “Muitos direitos são garantidos em uma homologação. Com essa decisão, as cláusulas foram mantidas e foi acrescentado 2,5% no salário da categoria”, afirma Henn. 
A Regional, que contempla 850 associados, acompanha o trabalho nos colégios com visitas frequentes, onde dialoga com os professores e ouve suas necessidades. “Querendo sempre dar continuidade ao nosso trabalho, que tem como objetivo garantir o direito, a qualidade de trabalho aos professores e também garantir uma renumeração digna para que eles possam, sim, ter orgulho de ser professores da rede privada”, completa o diretor.
O sindicato oferece muitos serviços aos professores, como assistência previdenciária e jurídica, além da assistência na Regional que fica aberta o dia todo para receber os profissionais. A assessoria de comunicação é intensa com a categoria através do jornal Extra Classe com informações de suma importância, o site https://www.sinprors.org.br/, e o aplicativo para celular lançados há 20 dias.

 
O escritório da Regional Santa Cruz do Sul está localizado na Rua Sete de Setembro, 327 - Sala 202