Início Geral Consulta Popular: mais um dia para votar

Consulta Popular: mais um dia para votar

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Foi prorrogada no início da tarde de ontem, dia 28 de junho, a votação online da Consulta Popular, pleito que acontece desde terça-feira em todo o Rio Grande do Sul. A votação tem como objetivo consultar as comunidades sobre as melhores formas de investir valores do Estado em 2019. Através dela, os moradores do Vale do Rio Pardo, podem escolher cinco entre dez programas a serem contemplados com mais de R$ 2,9 milhões, destinados via Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede/VRP). 

Comunidade pode votar através do site da Consulta Popular

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Paulo Mans, a prorrogação do prazo se deu por uma série de motivos. O primeiro foi uma série de dificuldades que surgiram em relação às urnas offline no primeiro dia da consulta. O segundo motivo foi o fato de o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter estado fora do ar também no primeiro dia de consulta, de forma que muitas pessoas não conseguiram acessar a busca pelo número do título eleitoral. Já o terceiro motivo foi a ocorrência do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo no segundo dia, o que pode ter desviado a atenção do eleitorado e influenciado numa redução das votações na tarde de quarta-feira. 

Dessa forma, a comunidade terá um dia a mais para apresentar a sua opinião. Mas vale ficar atento: nessa sexta-feira, a votação só ocorrerá através do aplicativo e do site. As votações offline foram encerradas às 18 horas de ontem, dia 28. 

PRÉVIA

Na última prévia, obtida no início da tarde dessa quinta-feira, 3147 pessoas de Santa Cruz do Sul haviam votado de forma online e através de mensagens de texto. Nesse número, porém, ainda não estavam contidos os votos das urnas offline. O número de votantes, segundo esse dado representava apenas 3% dos eleitores da cidade. A expectativa do Comude era atingir cerca de 4 mil votos, para manter a média de 2017.

RESULTADOS

Em função da prorrogação e também das urnas offline que foram espalhadas pela região, o resultado prévio do número de votos deverá ser divulgado apenas na próxima semana. “O resultado oficial, porém, deverá sair em meados de julho”, afirmou Paulo. 

TÍTULO DE ELEITOR

De acordo os organizadores da votação em Santa Cruz do Sul, uma das principais dificuldades e impeditivos para que as pessoas efetuassem seus fotos foi, nessa edição assim como nas anteriores, a falta do título de eleitor em mãos. O presidente do Comude acredita, entretanto, que essa dificuldade está com os dias contados. 

Isso porque já foi lançado e começa a ser utilizado no Brasil o e-título, ou o titulo de eleitor digital. Ele está sendo disponibilizado conforme a comunidade vai atualizando seu cadastro junto ao Tribunal Eleitoral ou fazendo o cadastramento biométrico. Dessa forma, já no próximo ano (2019), quando o cadastramento biométrico será obrigatório em Santa Cruz, boa parte da comunidade poderá utilizar a ferramenta. “Será um facilitador e acredito que conseguiremos alcançar um número de votos bem maior”. 

COMO VOTAR NESSA SEXTA?

Estão habilitados a votar os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Eles poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.  Será possível votar pelo site da Consulta Popular (http://www.consultapopular.rs.gov.br/). Conheça os projetos da cédula de votação da Consulta Popular:

– SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar;
– SDECT – Apoio aos Arranjos Produtivos Locais – Produção de Alimentos da Agricultura Familiar – APL VRP;
– SSP -Reaparelhamento dos órgãos de segurança;
– SDR – Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural;
– SEAPI – Manejo e Conservação do Solo;
– SES – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS – Aquisição de equipamentos para UTI Neonatal e UTI Adulto do Hospital Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul;
– SES – Aquisição de veículos para a Saúde da Família;
– SSP – Videomonitoramento e cercamento eletrônico;
– SEDUC – Implantação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem;
– SEDACTEL – Regionalização do Turismo