
Sara Rohde
[email protected]
Mais um motivo de orgulho para Santa Cruz do Sul e também para o Rio Grande do Sul. Isso porque os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) aqui do município, Cristiano de Castro Nunes e Emerson Luís Lemes Moraes, após cinco dias de competição, ganharam o 1º lugar na seletiva da ocupação de Robótica Móvel para a WorldSkills.
A Olimpíada do Conhecimento se encerrou no último domingo, 8 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Na próxima etapa os meninos vão para Kazan na Rússia disputar o mundial de profissões técnicas, que será realizada em agosto de 2019. A dupla concorreu com outros alunos dos estados de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo e o Estado de Santa Catarina ficou com o segundo lugar.
Durante a competição Cristiano e Emerson montaram um robô que realizava tarefas simulando movimentação de containers em um porto de cargas. Além da montagem os alunos desenvolveram soluções em módulos das provas e fizeram adaptações nos robôs. As duplas ainda foram avaliadas nos contextos organização, prática profissional e segurança no trabalho.
Os alunos do Centro Profissional Senai Carlos Tannhauser representaram o Senai do Rio Grande do Sul conquistando a tão esperada medalha de ouro. A dupla iniciará os treinamentos para o WorldSkills em janeiro do ano que vem, em Brasília, juntamente da equipe brasileira. Caso atinjam as notas de corte e tenham bom desempenho nos treinos, Cristiano e Emerson integrarão a comitiva que representará o Brasil em Kazan.
Conforme a dupla vencedora quando se participa de uma competição sempre se almeja o primeiro lugar. “Ficamos muito contentes por termos alcançado isso. Durante todo período de treinamento enfrentamos diversas dificuldades, mas nunca desistimos, pois nosso objetivo era ser campeão, e agora poder representar o Brasil no Worldskills Kazan 2019”.
Para Emerson foram cinco dias difíceis, “depois de tanta dificuldade, conseguir chegar aonde a gente chegou é muito bom. Foi bem difícil, tivemos muitos problemas durante a competição, mas no fim deu certo, a diferença em relação à equipe de Santa Catarina foi bem pequena. É muito emocionante sair vencedor”, relatou ao site do Senai RS. Já Cristiano disse ter se emocionado com o resultado, “treinamos por muito tempo, as coisas pareciam que não iam dar muito certo, mas no fim tudo se encaminhou. A gente chegou à competição, fez o nosso trabalho e está aí o resultado”, contou. “É muito gratificante num evento desse tamanho conseguir levar a medalha de ouro. É um sonho. Estamos prontos para treinar forte no ano que vem com a equipe brasileira para competir em alto nível na Rússia”, ressaltou Cristiano.
Saiba mais sobre a WorldSkills: sendo a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos, é organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas. O torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Agora, a dupla de brasileiros busca o primeiro lugar.














