
LUANA CIECELSKI
[email protected]
Divertidos, cheios de curiosidades sobre a cultura alemã e com informações sobre a Festa da Alegria de Santa Cruz do Sul. Assim são os vídeos de animações que vêm sendo compartilhados na página do Facebook da nossa Oktoberfest. Produzidos pela agência Cria Ideias de Porto Alegre, eles começaram a ser compartilhados ainda antes da 33ª edição em 2017, mas vem chamando muito a atenção em 2018, por ser uma forma diferente de divulgação da festa.
No total, entre as publicações do ano passado e desse ano, já foram cerca de dez vídeos divulgados, mas de acordo com o sócio fundador da Cria Ideias e ilustrador André Saut, outros estão sendo pensados e produzidos, e serão divulgados aos poucos até a 34ª edição, que acontece entre os dias 10 e 21 de outubro de 2018. Os temas são “sempre baseados na alegria da cultura alemã e na relação da família Símbolo da Oktoberfest, Fritz e Frida e seus Filhos Max e Millie”, fala Saut.
Entre os vídeos já publicados, está o da “Fubica do Fritz”, que já soma mais de 24 mil visualizações desde que foi compartilhado no dia 4 de junho. Ao som de uma animada bandinha que canta sobre a Fubica do Fritz, ele mostra o casal Fritz e a Frida saindo de sua propriedade no interior e passando pelas ruas centrais de Santa Cruz até o Parque da Oktoberfest, chamando a comunidade para a “Oktoberfest que vai começar”. O vídeo, tem 31 31 segundos e já foi compartilhado cerca de 180 vezes.
Outro vídeo importante dessa série é o que apresenta o tema da 34ª Oktoberfest, “Nossa terra, nossa gente!”. Com 3min50seg ele foi apresentado pela primeira vez no encerramento da 33ª edição, quando foram divulgadas informações sobre a próxima festa. Ele conta um pouco da história de Santa Cruz do Sul desde a chegada dos primeiros colonizadores à cidade, o trabalho deles aqui, o desenvolvimento econômico, a manutenção da cultura e influência dela na cidade de hoje. O vídeo, já possui mais 22 mil visualizações e foi compartilhado 329 vezes.
Também há várias animações com piadinhas. Em uma delas, publicada ainda em 2017, Fritz pergunta ao filho Max, todo bobo, se ele sabe quem se apresentará na Oktoberfest, respondendo logo em seguida que é a Ivete Sangalo. Então, Frida que está ali pertinho ouvindo, responde com outra pergunta e resposta: “e sabe quem vai dormir no sofá hoje? O Fritz”. Fritz, é claro, não fica muito feliz com isso.
Mas esses são apenas alguns exemplos entre tantos que podem ser conferidos. A ideia de fazê-los, segundo André, surgiu de uma conversa com Léo Schwingel (que então era presidente da Associação das Entidades Empresariais, organizadora da Oktoberfest) e Flávio Bender (então Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo), quando a Cria Ideias produzia uma série animada para a televisão. “Entusiastas de novas ideias”, como definiu o ilustrador, logo ambos compreenderam a eficiência dos vídeos para a divulgação da festa. “O objetivo é divulgar a Oktober de uma maneira lúdica e divertida fomentando o compartilhamento destes materiais”, aponta.
A PRODUÇÃO
Mas quanto tempo cada um desses vídeos leva para ser produzido? E como é esse processo de produção? De acordo com André, “é uma satisfação muito grande dar vida a personagens tão icônicos como Fritz e Frida, mas não é um trabalho simples ou fácil”. As animações normalmente compartilhadas, possuem aproximadamente 30 segundos, e em média, um animador precisa de uma semana para animar este tempo, isso sem contar os processo anterior à animação, que envolvem muitos profissionais envolvidos.
Um desses processos é o de escrever o roteiro e elaborar o storyboard (uma espécie de história em quadrinhos do roteiro usado em produções audiovisuais). Em seguida, também é preciso gravar as vozes dos atores, produzir o animatic (que é a prévia da animação), gravar trilhas e efeitos sonoros. Além disso, antes também é preciso desenhar cenários e personagens para só então iniciar a etapa de animação.
Depois disso tudo feito, a agência ainda precisa juntar e editar todo o material para chegar ao resultado que é compartilhado nas redes sociais. “Logo, todo esse processo, para desenvolver uma animação de 30 segundos, envolve em torno de 8 profissionais (roteiristas, ilustradores, atores, editores de som, animadores, etc) e pode precisar de até 3 semanas para produção”.

• Tema da 34ª Oktoberfest: “Nossa terra, nossa gente!”
• Piadinha sobre o frio
• Lambreton
• Inédita
• Bailon
• Recorde
• Adivinha quem…
• Desfile
• Sapon














