Início Geral Violência de gênero e exploração sexual em pauta

Violência de gênero e exploração sexual em pauta

Entre outras coisas, evento aperfeiçoa conhecimentos da rede de profissionais que atua na Zona Sul e se depara com situações de violência no cotidiano

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Tendo como objetivo levantar a discussão sobre temas importantes, está acontecendo nessa semana no bairro Santa Vitória, mais uma edição da Semana da Família. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz por meio da Secretaria de Políticas Públicas e do CRAS Beatriz Frantz Jungblut em parceria com o Centro Social Marista Boa Esperança. A programação intensa iniciou nessa segunda-feira segue até o sábado, dia 18 de agosto. 
De acordo com a Coordenadora do CRAS Beatriz, Márcia Weber, essa é a terceira edição do evento que é realizado anualmente. Nesse ano, ele traz dois temas: o abuso e a exploração sexual e a violência de gênero. O motivo para que esses tenham sido eleitos como os temas têm como origem a própria demanda atendida pelo CRAS. “Situações dessas são recorrentes e precisamos conversar sobre isso”, disse. 
A ideia, de acordo com a Assistente Social do Centro Social Marista, Luciana Diehl Porto, é tentar mudar a realidade do bairro através do diálogo. Além disso, conforme ressalta Márcia, essa também é uma oportunidade para que a rede de profissionais que atuam no bairro e na Zona Sul aperfeiçoe seus conhecimentos. “Vamos nos sentar e vamos poder conversar. Vamos discutir sobre como perceber qualquer sinal de violência e sobre como conversar com uma possível vítima. Também vamos abordar questões éticas como a de preservação das vítimas e sobre quais são as melhores formas de atender essas pessoas”, destacou. 

ATIVIDADES

As atividades que iniciaram na tarde de ontem, dia 13 de agosto, seguem até o próximo sábado, dia 18. Nessa terça-feira, acontecerão Rodas de Conversa com estudantes da Escola Nossa Senhora da Esperança nos turnos da manhã e tarde. Já nessa quarta-feira, será a vez de uma das atividades destaque da programação: uma Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá nas dependências do Colégio Harmonia a partir das 8h30.
Outro momento importante da semana será o encerramento, no sábado. A atividade acontecerá a partir das 14 horas na Praça Harmonia e contará com apresentações culturais, amostras de serviços, vacinação de animais, jogos de integração, entre outras atividades. Toda a comunidade está convidada a participar. 

PROGRAMAÇÃO

14 de agosto – Manhã/Tarde: Roda de Conversa entre estudantes da Escola Nossa Senhora da Esperança, Paróquia Jesus Mestre e Coletivo Cultural Zsul. Tema: Violência de Gênero e Violência contra a Mulher

15 de agosto – 8h30: Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente no Colégio Harmonia. Tema: Violência de Gênero. Público: Crianças e Adolescentes da rede de ensino do território.

16 de agosto – Manhã/Tarde: Roda de Conversa entre estudantes da Escola Harmonia, Paróquia Jesus Mestre e Coletivo Cultural Zsul. Tema: Violência de Gênero e Violência contra a Mulher. 

17 de agosto – Manhã/Tarde: Roda de Conversa entre estudantes da Escola São Canísio, Paróquia Jesus Mestre e Coletivo Cultural Zsul. Tema: Violência de Gênero e Violência contra a Mulher. 

18 de agosto – 14h às 17h: Sabadão Cultural na Praça Harmonia.