
Sara Rohde
[email protected]
Nesta quarta-feira, 21, tem cinema free pra comunidade santa-cruzense. É o CineSolar – Estação Sustentável, primeiro cinema itinerante movido à energia solar. O projeto com o objetivo de levar às pessoas filmes movidos a energia limpa e renovável,
misturando arte, sustentabilidade, cinema e cultura de paz em um só lugar, é uma iniciativa do Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.
O CineSolar passa pelos municípios levando às pessoas um modo de vida sustentável. São dois veículos equipados com placas solares, e através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, os filmes são exibidos e atividades realizadas. O projeto traz dentro dos veículos cadeiras ao público, sistema de som, cabine de Dj, projeção e telão. Uma das estações móvel conta com um estúdio de TV denominado Cinesolar Tupã.
Em Santa Cruz do Sul, às 19 horas, em frente ao Pórtico de Entrada do Parque da Oktoberfest, será exibida sessão de curtas, e às 20 horas o filme Fala Sério, Mãe (com direção de Pedro Vasconcelos, duração de 1h19min e classificação livre). Em caso de chuva o evento será transferido para o Pavilhão Central.
O CineSolar é realizado através da Lei Roaunet, tem o patrocínio da CPFL Energia, parceria Instituto CPFL, RGE, Associação Cultural Simbora, Semearte Productil, realização Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Na ocasião terá venda de pipocas da Associação de Amigos dos Excepcionais – Apae.
Dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o Cinesolar ajuda o planeta cumprindo seis:
* Trabalhamos ensinando a importância de qualidade da alimentação e prática de atividades físicas.
* Através das oficinemas levamos conhecimento sobre sustentabilidade, permacultura e cinema.
* A equipe do Cinesolar é composta por mulheres e homens e todas as atividades envolvem pessoas prezando pela igualdade e respeito.
* O projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza a energia solar fotovoltaica em todas suas atividades.
* Conscientizamos o nosso público sobre a importância de criar comunidades sustentáveis.
* Toda a emissão de CO2 foi compensada através do plantio de árvores e certificada pela Ecooar.














