No final da manhã desta quinta-feira (31), a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul contabilizou o resultado da coleta de assinaturas do abaixo-assinado eletrônico, lançado no início desta semana, sobre a flexibilização de horário do comércio no município. A ideia era saber a opinião da comunidade a respeito da abertura do comércio aos domingos e feriados, condição estipulada pela direção da rede de lojas Havan para instalação de uma unidade em Santa Cruz.
Ao todo, 1.874 pessoas assinaram o documento, destes, 91,2% responderam sim à abertura do comércio nos domingos e feriados, e 8,8% não.
Dos que foram favoráveis, 45% são do comércio – 26,3% (425) comerciantes e 18,7% (302) funcionários. Outros 10% – 174 pessoas – são desempregados. Considerando que a Havan ofereceria cerca de 150 vagas, já seria possível atender plenamente essa demanda.
Os demais, 25,3% (471 assinantes) representam as mais diferentes profissões e atividades (professores, funcionários públicos, advogados, donas de casa, entre outros). O percentual final, 20,9% (337 pessoas ) não informaram suas profissões.
A maioria dos assinantes reside em Santa Cruz do Sul (92,4%) e os demais são de cidades da região como Venâncio Aires, Vera Cruz, Rio Pardo, Candelária, Passo do Sobrado, Sobradinho e até de Porto Alegre.
Para o presidente da ACI, Lucas Rubinger, o resultado demonstra que a população local está afinada com a proposta de desenvolvimento do município e região e não aceita a perda de investimentos e empregos devido a posições retrógradas e visões míopes do potencial do município. “Perdemos uma grande chance de darmos um passo gigantesco rumo a um novo patamar de desenvolvimento em nossa região”, lamenta o dirigente, referindo-se a decisão contrária manifestada pela assembleia dos comerciários, realizada na tarde de quinta-feira (31).














