A unidade do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul necessita da ajuda de voluntários para continuar as atividades. Por meio de atendimento telefônico e pessoal gratuito, a ONG ajuda na prevenção ao suicídio em parceria com o Ministério da Saúde. Criada na década de 1960 em São Paulo, a instalação da unidade local ocorreu há 13 anos. O número para ligação grátis é o 188, com funcionamento 24 horas por dia.
A vice-coordenadora da CVV Santa Cruz do Sul, Naira Lisane Zanette, informou que apenas cinco pessoas atuam na unidade. Cada voluntário dedica quatro horas semanais e tempo disponível para uma reunião mensal. “É um trabalho muito necessário e silencioso, mas necessitamos de mais voluntários para dar continuidade aos atendimentos”, explica. Naira ressalta que as pessoas que buscam o atendimento telefônico precisam ser ouvidas. “Elas têm necessidade de falar, para que consigam superar a tristeza”, diz.
O voluntário precisa ser maior de 18 anos e dispor de quatro horas semanais para o atendimento, que funciona em uma sala cedida pelo Corpo de Bombeiros. “Em março será realizado um treinamento de 40 horas para capacitar voluntários em nossa unidade”, destaca a vice-coordenadora. Já as inscrições de voluntários podem ocorrer pelo e-mail [email protected] ou na guarita de atendimento do Corpo de Bombeiros, na rua Tenente Coronel Brito.
(*CORREIO DO POVO)














