
Tem santa-cruzenses indo rumo à 24ª edição do Jamboree Mundial, evento promovido por países da América do Norte, realizado em West, Virgínia, nos EUA, na Summit Bechtel Reserve. São os integrantes do Grupo Escoteiro Santa Cruz (Gesc).
A 24ª edição do Jamboree é promovida pelos Escoteiros do Canadá (Scouts Canada), Escoteiros do México (Asociación de Scouts de México) e Escoteiros dos Estados Unidos (Boy Scouts of America). Um evento educacional que reunirá jovens de diversos países para promover a paz e o entendimento mútuo e desenvolver habilidades de liderança e vida. Com o tema desta edição Unlock a New World – Desbloquear um Novo Mundo, serão reunidas diferentes culturas e idiomas, oportunidade de conhecer novas pessoas e se aventurar em momentos emocionantes e inesquecíveis. O evento que ocorre de quatro em quatro anos, será realizado entre os dias 22 de julho e 2 de agosto com o envolvimento de 45 mil participantes.
Uma delegação de 1.453 pessoas, entre jovens e adultos de todo o Brasil, saiu rumo a um dos maiores eventos mundiais do escotismo. O Gesc está sendo representado pelo Escotista Charles Müller e pelos jovens entre 14 e 17 anos, Arthur Rocha, Amanda Rezer, Bernardo Azevedo, Giulia Pletz, Lucas Silveira, Thaís Müller e Vitor Schmidt.
Os participantes embarcaram nesse domingo, 14, e antes do destino realizam um passeio cultural por Nova York e Washington. Da região também estão presentes a Patrulha Cruzeiro do Sul, o Grupo Escoteiro Vera Cruz e o Grupo Escoteiro Aimoré de Sobradinho.
Conforme Charles Müller é a oportunidade dos jovens poderem vivenciar aventuras, ter metas pessoais de aprendizagem, trocar experiências de como criar um mundo melhor e focar nos interesses especiais de cada participante. “Diferente de outras edições onde toda a patrulha participava junto de todas as atividades, os jovens podem se organizar para participar daquilo que contempla melhor seus objetivos e metas pessoais. Uma experiência única, pois cada um deles consegue participar apenas uma vez deste evento”, explicou.
Além de a edição ser uma das maiores da história, o Jamboree tem uma organização muito forte, explicou Charles. No ano passado foi realizado um Jamboree Nacional dos EUA, um evento teste para poder garantir uma boa experiência a todos, já que esta edição deve exigir bastante do físico dos participantes pelo tamanho do espaço onde as atividades ocorrem e as distâncias para percorrer a pé. A edição também promete ser mais tecnológica, com aplicativos específicos. Um exemplo são os mais de mil pontos de acesso a internet dentro do campo de atividade.
A expectativa do Grupo Escoteiro Santa Cruz é bastante positiva, disse Charles. “Para os escoteiros, participar deste Jamboree é como viajar pelo universo, descobrindo novos planetas”.
Sobre o Gesc
O Grupo Escoteiro Santa Cruz 181 foi fundado em 15 de março de 1986, tendo desde 2010 alcançado a classificação de Grupo Padrão Ouro dos Escoteiros do Brasil. O presidente da atual gestão é Andriano Antonio Felippe Alves, diretora de Métodos Educativos Carmen Jurema Koehler, diretor financeiro Luiz Carlos Beck e diretor administrativo Fabiano Dupont. O grupo conta com mais de 100 integrantes dentre adultos e jovens com idade a partir de 6 anos.














