Início Geral Hora de falar sobre inclusão e acessibilidade

Hora de falar sobre inclusão e acessibilidade

Grupo debateu na segunda sobre os desafios no mercado de trabalho

Grasiel Grasel
[email protected]

Ao longo desta semana duas programações especiais vão movimentar a Universidade de Santa Cruz do Sul: a II Semana da Inclusão e Acessibilidade e o IV Encontro de Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. O tema do evento é “Viva a Diferença!”, sendo alusivo à Semana da Pessoa com Deficiência, celebrada nacionalmente entre os dias 21 e 28 de agosto. A abertura ocorreu nesta segunda, dia 19, e as atividades seguem até a sexta, 23, todas abertas à comunidade.
Um dos principais momentos da semana será na tarde da quarta-feira, dia 21, no parque da Oktoberfest, quando ocorrem os VII Jogos Municipais de Inclusão, organizados pelas secretarias municipais de Segurança, Defesa Civil e Esporte, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. De acordo com a Psicóloga Raquel Ribas Fialho, coordenadora do Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) da Unisc, os jogos são “um espaço muito importante para estimular o esporte não só como uma atividade física ou lúdica para as pessoas com deficiência, e contribuir na visibilidade das capacidades e potencialidades das pessoas com deficiência”. O restante da programação, que se dará na Unisc, conta com palestras e mesas redondas para debater assuntos importantes relacionados à acessibilidade e inclusão.
Deise Schwengber Breunig é representante da Comissão de Acessibilidade da Unisc. De acordo com ela, é preciso conversar sobre acessibilidade para que as pessoas estejam cientes de como podem se posicionar e auxiliar na promoção da inclusão. “A deficiência sempre foi vista como tabu, no entanto, é possível observar que ultimamente essa ideia tem sido superada e é tarefa da Universidade ser facilitadora para que as pessoas com deficiência sejam e sintam-se incluídas e possam atuar de forma segura e com a autonomia necessária” diz ela.
Segundo o Setor de Recursos Humanos da Unisc, a pessoa com deficiência pode encontrar algumas dificuldades no momento em que tenta entrar no mercado de trabalho, como a falta de conscientização sobre inserção, pois muitas vezes acontece uma contratação só para cumprimento de cota, não havendo integração com gestores, funcionários e, em alguns casos, nem efetivamente uma atividade laboral definida. Outro problema são os pré-requisitos solicitados para os cargos, que são em relação a escolaridade, desenvolvimento e capacitações, que por vezes não podem ser cobertos pela maioria dos candidatos. Nesse caso, é necessário às empresas reestruturarem seus processos de seleção e avaliar uma adaptação das atividades para quem tem necessidades especiais.
Organizado pelo Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) em parceria com a Comissão de Acessibilidade e o Projeto Arquitetura e Saúde, órgãos da Unisc, o intuito do evento é desenvolver ações para lembrar a data, oportunizar debates e permitir que a comunidade reflita sobre a inclusão. As atividades propostas visam ressaltar a importância das iniciativas voltadas ao campo da inclusão e acessibilidade, assim como o protagonismo da pessoa com deficiência ao vencer as barreiras da desigualdade.