Início Geral Processos seletivos de RH precisam se adaptar

Processos seletivos de RH precisam se adaptar

Franciele Priebe: 'Havendo sintonia com a empresa o profissional trabalha mais feliz e engajado'

Experiências de sucesso na seleção e engajamento de colaboradores foi o assunto em debate na reunião de agosto da Comissão de Recursos Humanos da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz. O encontro, realizado na tarde de quinta-feira (22), no auditório da entidade, reuniu profissionais da área e empresários. Franciele Priebe, multiplicadora de treinamentos multicanal (Loja e Venda direta) de O Boticário no município, foi palestrante e compartilhou com os participantes sua experiência na área de recrutamento e seleção na empresa – as práticas e ferramentas que utilizam para selecionar candidatos e mantê-los engajados e motivados com os propósitos da marca.
Como buscar e reter talentos com a transformação digital? Responder a esse questionamento foi a base da apresentação de Fanciele Priebe e de sua interação com os participantes.  “Hoje, a maioria das pessoas está conectada ao mundo digital. Para se comunicar com esse público, que são clientes em potencial, os colaboradores das organizações precisam entender e estar também nesse ambiente”, destaca Franciele. Acompanhar a velocidade dessa transformação e conseguir incluir essas novas gerações no meio corporativo, fazendo com que trabalhem engajados, felizes e motivados, é um grande desafio para os profissionais de RH. Ela observa que as práticas no processo seletivo também precisam acompanhar essas mudanças para não ficarem ultrapassadas.
Citando o caso da empresa onde atua, explica que essa percepção foi um divisor de águas e mudou completamente a forma como passaram a buscar e selecionar os profissionais para atuar na equipe. Destaca que houve uma repaginação do processo de recrutamento e seleção e uma das mudanças foi no anúncio para buscar candidatos a contratação.  “Não falamos mais em “vagas”, ao contrário, temos um anúncio com uma comunicação diferente, já direcionada às pessoas que têm o perfil que buscamos, e isso é divulgado por meio das mídias sociais”, esclarece.

Sintonia
O processo de seleção é outro momento diferenciado, feito por meio de dinâmicas. O objetivo não é somente buscar colaboradores, mas fãs da marca, pessoas que já tenham uma conexão com a empresa e seus produtos. “Entendemos que se houver essa sintonia, elas vão trabalhar mais felizes e vão passar adiante essa magia que queremos passar para nossos clientes”, conclui Franciele.
O público interagiu com perguntas e trocas de experiências. As reuniões da Comissão de RH da ACI ocorrem mensalmente e buscam orientar empresários e profissionais da área sobre assuntos de interesse do meio empresarial. O evento tem o apoio da Agemed e da Faculdade América do Sul.