Início Geral Alto Paredão quer acesso asfáltico

Alto Paredão quer acesso asfáltico

Pavilhão da Comunidade São Nicolau foi lotado por moradores da região

Grasiel Grasel
[email protected]

A manhã da última sexta-feira, 30 de agosto, foi de grande importância para os moradores do distrito de Alto Paredão. No pavilhão de uma de suas principais comunidades estiveram presentes vereadores e secretários da prefeitura enviados a pedido do chefe do executivo, Telmo Kirst, que foi representado pela secretária de Educação, Jaqueline Marques. Na oportunidade, o presidente da Associação Pró-Desenvolvimento de Alto Paredão (Aprodap), Linos Wermuth, apontou o principal pedido dos moradores: estradas asfaltadas.
Em resposta, alguns dos vereadores presentes afirmaram que é possível que Paredão tenha acesso asfáltico à Santa Cruz, mas este deve ser um projeto de longo prazo. Por falta de orçamento tanto a nível municipal quanto estadual, o vereador Alceu Crestani (PSDB) afirmou ser necessário que os recursos venham majoritariamente de Brasília, por emendas de deputados federais. Em discurso dado logo após Crestani, o secretário de Agricultura, Elo Schneiders, reforçou a necessidade da comunidade se articular com um representante no Congresso Nacional.
De acordo com moradores e comerciantes locais, atualmente a estrada de chão de Alto Paredão está em bom estado, com trechos de Con-Aid bem mantidos, mas, segundo eles, isto não é o suficiente, pois alguns fornecedores e empresas de transporte supostamente se negam a prestar serviços ao comércio local, alegando que trafegar em vias sem pavimentação gera custos de manutenção que não estão dispostos a pagar.

AGROINDÚSTRIAS SÃO A SAÍDA?

Também presente no evento, o diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Clero Ghisleni, apontou como uma das saídas para impulsionar o desenvolvimento em regiões interioranas de Santa Cruz a criação de agroindústrias capazes de entregar os produtos prontos e preparados para venda, não apenas matéria prima que dependa de um escoamento realizado por empresas terceirizadas.
Em entrevista, Ghisleni disse que produtos de origem animal como ovos e frangos podem ser facilmente produzidos, preparados e embalados em pequenas agroindústrias, especialmente em Alto Paredão, que tem um bom clima para a produção destes e outros produtos agrícolas. De acordo com ele, o objetivo da Secretaria é fornecer preparo técnico através da Embrapa a produtores interessados em iniciar investimentos, assim como fomentar a criação de uma cooperativa ligada à Aprodap, de modo a permitir que eles possam utilizar um equipamento coletivo da associação em suas propriedades.
Uma máquina Retroescavadeira será concedida à Aprodap pela prefeitura e, além disto, implementos agrícolas estão sendo orçados pela Secretaria de Agricultura para serem comprados com recursos obtidos com emendas do deputado federal Heitor Schuch (PSB). O objetivo é permitir que a associação possa disponibilizar os maquinários aos produtores da região que não podem pagar por equipamentos próprios, facilitando, assim, o desenvolvimento da economia local.

FUTURO PROMISSOR

Outros representantes de secretarias da prefeitura também discursaram na reunião. Dentre eles, o diretor de Segurança da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esportes, Marcelo Diniz, informou que o poder executivo já trabalha em um projeto para melhor equipar a Guarda Municipal. Cerca de R$1 milhão deverá ser destinado à compra de materiais como câmeras de videomonitoramento, que poderão ser instaladas no interior e ligadas às centrais da Brigada Militar e da própria Guarda. Com estes mesmos recursos, Diniz disse ser possível comprar novas viaturas para que seja implementado um programa chamado “Patrulha Rural”, no qual os agentes farão rondas de prevenção de crimes no interior. A concretização destes projetos ainda depende de outras análises e aprovações do legislativo e do executivo.
Representando sua secretaria e o prefeito Telmo Kirst, a secretária de Educação Jaqueline Marques informou que um projeto em benefício da E.M.E.F. Felipe Becker, de Alto Paredão, será anunciado em breve. Conforme dito por ela, a ideia é recompensar o desempenho da escola nos níveis de ensino e em projetos de extensão, como o Verde é Vida da Afubra. Por fim, Jaqueline também garantiu que todas as demandas levantadas na reunião serão levadas ao Palacinho.