Rosibel Fagundes
[email protected]
A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) realizou na manhã de sexta-feira, 11, a eleição e posse da nova diretoria e do conselho fiscal 2020/2021. O evento ocorreu na sede do Sinditabaco, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O presidente eleito é Rodrigo Skalicz Solda, prefeito de Rio Azul, no Paraná. Em seu discurso, ele defendeu que a cultura de tabaco gera empregos e renda. “Existem 125 municípios produtores de tabaco no Paraná, e as pessoas que moram nestas regiões, a maioria delas depende direta e exclusivamente deste cultivo para sobreviver. Está na hora de mostrar a quantidade de pessoas que não tem uma alternativa de vida a não ser fazer aquilo que elas sabem, que é o cultivo de tabaco, e fazem muito bem feito,” afirmou. Segundo Solda, estar à frente da Amprotabaco significa, “contribuir para a troca de conhecimento entre as regiões do Sul do país, e dar continuidade a defesa das famílias de agricultores,” concluiu.
O idealizador da Amprotabaco, e prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst afirmou. “Estamos diante de um gigante, que é a cadeia produtiva de tabaco. Ela envolve milhões de pessoas e gera muitos empregos. Em um ano, tivemos 414 mil pessoas envolvidas diretamente no cultivo do tabaco”, declarou. O gestor aproveitou a oportunidade para solicitar apoio de parlamentares e de lideranças para garantir a continuidade da produção que emprega e gera renda para milhares de famílias. “Nós não temos uma bandeira partidária, muito pelo contrário. Nós somos uma única bandeira. E a nossa bandeira são os nossos municípios, a economia deles e a geração de emprego e renda para a nossa gente”, garantiu.
A Amprotabaco foi idealizada em 2013 com o propósito de ser porta-voz dos municípios em defesa da produção de tabaco. Atualmente a entidade conta com 651 municípios nos três estados da Região Sul. Além de prefeitos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o evento de posse da nova diretoria também teve a presença do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, do presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider, do Presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner além de outras lideranças do setor.
Diretoria
Presidente:
Prefeito Rodrigo Skalicz Solda (Rio Azul/PR)
Vice-presidentes
Prefeito Rudinei Harter (São Lourenço do Sul/RS)
Prefeito Gervásio Maciel (Ituporanga/SC)
Prefeito Abimael Do Valle (São João do Triunfo/PR)
Secretário
Prefeito Vinicius Pegoraro (Canguçu/RS)
Vice-secretário
Prefeito Guido Hoff (Vera Cruz/RS)
Tesoureiro
Prefeito Giovane Wickert (Venâncio Aires/RS)
Vice-tesoureiro
Prefeito Paulo Joel Ferreira (Boqueirão do Leão/RS)
Conselho Fiscal e Consultivo
Prefeito Marciano Ravanello (Arroio do Tigre/RS)
Prefeito Maiquel Silva (Vale do Sol/RS)
Prefeito Ivo de Lima Ferreira (Camaquã/RS)
Prefeito Bertoldo Rover (Imbituva/PR)
Prefeito Luiz Henrique Saliba (Papanduva/SC)
Prefeito Juliano Pozzi Pereira (Irineópolis/SC)














