Aprender um novo idioma é uma tarefa que exige muito esforço e foco. Na hora de se preparar para uma viagem, ou mesmo na tentativa de melhorar o nível estando no Brasil, há técnicas alternativas úteis para quem tem que se virar por conta própria. Segundo a Orientadora Profissional do Senac Santa Cruz do Sul e especialista em tradução de Língua Inglesa, Daniele Horta, a principal dica para melhorar o nível de fluência em qualquer idioma é, sem dúvidas, cercar-se o máximo possível e de forma prazerosa do idioma que o indivíduo deseja dominar.
Para a Língua Inglesa, o ideal é fazer o que se gosta, adicionando o Inglês no dia a dia. Sejam séries, games, livros, música, artes, etc. A interação com o idioma acontece de forma natural e melhorará a pronúncia, entendimento e vocabulário sem esforço. “Assistir séries favoritas em Inglês, construir aquela playlist perfeita com músicas de bandas que cantem no idioma, ler livros que são famosos lá fora mas que talvez ainda nem tenham chegado ao Brasil e participar de grupos de discussão em Inglês sobre artes ou qualquer outro hobby”, recomenda.
A especialista aprendeu grande parte de seus conhecimentos em Inglês sozinha. Segundo Daniele, é preciso ter foco e muita vontade, pois o indivíduo precisará ir atrás do conteúdo e manter contato com o idioma o máximo possível. Há muitos recursos disponíveis para o aprendizado. As lojas de aplicativos para celular possuem diferentes aplicativos para quem deseja aprender. Além disso, muitos youtubers são focados nesse tipo de ensino e também na tirada de dúvidas dos seguidores. “Vale gastar um tempinho assistindo até encontrar aquele que você mais gosta. Vale falar sozinho no banho, escrever um diário em inglês, tudo em nome da prática. A tarefa é solitária, mas nem por isso precisa ser chata”, comenta.
Para quem não se sente seguro para aprender sozinho, os cursos de idiomas são extremamente importantes por causa de dois fatores: 1 – serão ministrados por um profissional competente que guiará os alunos para aprenderem de forma mais fácil e lógica, além de estar disponível para tirar todas as dúvidas e corrigir os erros que possam estar cometendo; 2 – o ambiente do curso permite algo importantíssimo no aprendizado de idiomas: interação na língua estudada. “Os colegas estarão no mesmo passo, então não precisa ter timidez ou medo de soltar a língua. Aprender inglês torna-se uma atividade divertida e social”, enfatiza Daniele.














