Início Geral AEAVARP recebe homenagem

AEAVARP recebe homenagem

Profissionais que atuam nos municípios da região receberam a homenagem

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Rio Pardo (AEAVARP) completou em agosto 40 anos de fundação. A entidade foi homenageada pela Câmara de Vereadores com uma sessão solene proposta pelo vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB). A entidade foi representada pelo seu presidente Nirlei Joacir Storch e pela coordenadora do Colégio Estadual de Entidades Regionais (CDER/RS).
O vereador Gerson Trevisan destacou a atuação da entidade e ressaltou a sua importância no cenário da produção agrícola da região. “Uma entidade de grande valia para todos, com profissionais da mais alta capacidade técnica”, destacou. O presidente da AEAVARP, Nirlei Storch agradeceu em nome dos colegas profissionais presentes e da entidade, a distinção do legislativo.
A AEAVARP surgiu da iniciativa de 35 profissionais em 20 de agosto de 1979 e atualmente possui um quadro com mais de 190 engenheiros agrônomos em toda a região. A entidade é hoje a maior filiada da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs). A associação tem sede em Santa Cruz do Sul e tem como o princípio o trabalho focado na valorização profissional e no aperfeiçoamento técnico dos integrantes. A entidade ainda é registrada junto ao Conselho Regional de Engenharia do Rio grande do Sul (CREA/RS) e possui um representante na Câmara Especializada de Agronomia (CEA).
Os profissionais atuam nos municípios de Santa Cruz do Sul, Arroio do tigre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Ibarama, Lagoão, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Vale Verde, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Hoje a AEAVARP possui representação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio pardo, no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, no Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação (Comciti), no Corede Vale do Rio Pardo, na Apesc, na SARGS e Inspetoria do CREA de Santa Cruz do Sul.
Dentre as atividades mais marcantes estão os diversos cursos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Código Florestal, Licenciamento Ambiental, e Estudos de Impacto Ambiental (EIA-Rima), Agricultura Ecológica, treinamentos na área de manejo e fertilidade de solos, aplicação correta e segura de defensivos agrícolas, planejamento da propriedade rural, créditos de carbono e economia verde, crédito rural, entre outros.
O atual presidente Nirlei Stoch, que integra a associação há 19 anos, destaca que além dos eventos técnicos e valorização, o campo de atuação é mais amplo. “A AEAVARP realiza intercâmbio com outras associações para fortalecer as entidades de classe”, observa Storch. Em agosto deste ano a entidade junto com a Seasc, foi anfitrião e parte da comissão organizadora do XIX Encontro Estadual de Entidades de Classe, evento organizado pelo CREA/RS e CDER/RS, realizado na Unisc entre os dias 29 a 31. A entidade teve representantes no Congresso Brasileiro de Agronomia, em Palmas (TO).
A associação é uma oportunidade para a integração de novos colegas e profissionais que atuam no Vale do Rio Pardo. “É uma forma de fazer intercâmbio com profissionais que não atuam no Brasil, mas também em diversos países mundo a fora. A AEVARP talvez seja a entidade que mais tem profissionais com experiência internacional. Quando voltam ao Brasil, os eventos da associação servem para rever colegas e amigos de profissão, muitas oportunidades de trabalho e negócios surgem nestes eventos”, explica Nirlei.
Ele destaca que os profissionais atuam nas mais diferentes áreas e eventos, desde a consultoria e assistência técnica, vendas, certificação de processos, geoprocessamento, topografia, climatologia, laboratórios, serviços ambientais e de mecanização, ensino e pesquisa, enfocando desde a agricultura convencional até a orgânica ou ecológica.