Início Geral Campanha

Campanha

Rosibel Fagundes
[email protected]
Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo segue até o dia 25
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo que tem foco em crianças de 6 meses a menores de 5 anos está tendo boa aceitação em Santa Cruz do Sul. Desde que teve início no último dia 7, 284 doses de vacina da Tríplice Viral e Tetra Viral que previne o sarampo, caxumba, rubéola e catapora foram aplicadas. Somente no sábado, 19, quando ocorreu o Dia D da Campanha, foram aplicadas 104 doses. Na ocasião, todos os postos e unidades de saúde do município estiveram à disposição da população. O local de maior concentração foi o Centro Materno Infantil (Cemai). Conforme o coordenador do Setor de Imunizações da SESA, enfermeiro Róger Rodrigues Peres, o fato da Campanha ser seletiva, ou seja, nem todas as crianças precisar fazer, não significa que os pais ou responsáveis não devam procurar as unidades de saúde e postos para atualizar a caderneta de vacinação. “Pedimos que os pais ou responsáveis compareçam nas unidades e postos de saúde com a carteira de vacinação para que possamos verificar a necessidade de aplicação ou não da dose. Muitas crianças não precisam, por que já estão imunizadas. No entanto, somente a vacina irá protegê-la de contrair a doença”, garantiu.          
A campanha nesta primeira fase segue até o dia 25. O horário de atendimento nos postos de saúde é das 7h45 às 11h30 e das 13h às 16h30. No Centro Materno Infantil (Cemai) a aplicação acontece das 7h às 18h30, de segunda a sexta. Nos sábados é das 7h às 12h30. Já o Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), possui um horário mais estendido, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 21h30. Quem ainda preferir pode optar por fazer a vacina em uma das unidades do ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia/Viver Bem e ESF Faxinal Figueira, que atuam através do Programa Portas Abertas, com horários diferenciados.   

A segunda etapa de vacinação, voltada a adultos entre 20 e 29 anos, está prevista para iniciar em 18 de novembro. O Dia D de vacinação para esta faixa etária ocorre no dia 30 de novembro. Em Santa Cruz, não se tem nenhum registro da doença nos últimos anos. No entanto, no Rio Grande do Sul, somente este ano já são 17 casos positivos. Em 2018, o número de ocorrências registradas pelas autoridades de saúde no estado chegou a 47 ocorrências. 

Saiba Mais:
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Podendo ser acompanhados de outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto, atrás das orelhas que se espalham pelo corpo
Fonte: Ministério da Saúde