Prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo estiveram reunidos em assembleia na manhã desta sexta-feira, em Vale Verde. Entre os assuntos debatidos na pauta, destaque para o plano estratégico regional de gestão dos resíduos sólidos, que está em fase final de elaboração, e que traz em seu conteúdo a possibilidade de implantação de um aterro sanitário regional.
No último dia 23 de setembro, foram apresentados aos grupos técnicos dos municípios a sistematização do diagnóstico, cenários e metas para o plano regional, com destaque para os custos financeiros de uma solução coletiva para destinação final do lixo. Na assembleia desta sexta, o município de Venâncio Aires foi o primeiro a demonstrar interesse em sediar o local.
Atualmente, os 14 municípios que integram o Cisvale necessitam transportar o lixo para o aterro de Minas do Leão. Outras prefeituras devem analisar o tema nas próximas semanas, e caso tenham interesse, preencher um questionário informando a disponibilidade de áreas, que devem respeitar alguns critérios básicos, como impacto ambiental a ser causado pela instalação, aceitação pela população, estar de acordo com o zoneamento da região e possibilidade de utilização por um longo espaço de tempo para atendimento regional, com capacidade mínima de 200t/dia.














