
Caderno, mochila, um estojo novinho em folha. Para muitos estudantes, começar o ano com material escolar novo é tudo de bom. Imagina então voltar para as aulas com uma escola totalmente repaginada, de cara nova. Em 2020, os alunos das escolas municipais de ensino fundamental Christiano Smidt e Frederico Assmann, cujas obras de revitalização foram entregues no final do ano passado, vão viver essa realidade. Até agora mais da metade das 45 escolas da rede municipal já foram revitalizadas, seis somente no ano que passou. E as obras não param por aí.
Atualmente os trabalhos, conduzidos pela equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Educação (SEE) e firmas terceirizadas, estão concentrados nas escolas Bom Jesus, Santuário, Rauber, Felipe Becker, Pingo de Gente, Bem-Me-Quer, Beija-Flor e Gente Miúda. As intervenções acontecem segundo a necessidade de cada educandário e incluem serviços como pintura interna e externa, aquisição de mobiliário, reforma nas quadras esportivas, instalação de playground, entre outras melhorias.
O amplo projeto de revitalização das instituições de ensino teve início em 2016, com a Emef Luiz Schroeder, e já conta com 25 escolas revitalizadas. Somente em 2019, os investimentos da SEE em revitalização e manutenção de escolas alcançaram R$ 1,4 milhões. Este ano devem ultrapassar R$ 1 milhão.














