Início Saúde Pacientes agora contam com acupuntura no SUS

Pacientes agora contam com acupuntura no SUS

Cerca de 60 pacientes já usufruíram da técnica pelo SUS

Pessoas que sofrem de depressão, fibromialgia, cefaleia e enxaqueca, osteoartrite ou estão em recuperação pós-cirúrgica agora têm a possibilidade de usufruir dos benefícios de uma terapia alternativa milenar. Desde agosto do ano passado a rede municipal de saúde oferece a acupuntura como tratamento complementar à medicina convencional.
Atualmente cerca de 60 pacientes já usufruíram da técnica, que faz parte das chamadas práticas integrativas e complementares (PICs) do SUS. A maior parte da demanda é referente a casos de tendinite, fibromialgia, lombalgia e cervicalgia. Na primeira sessão já é possível sentir os benefícios e o tratamento resulta também em uma significativa redução no uso de medicamentos.
As sessões de acupuntura ocorrem no Ambulatório Central, na Rua Ernesto Alves nº 858, e também na ESF Cohab. Os encaminhamentos são feitos pelos médicos da rede de atenção básica. O serviço contempla as unidades de saúde que integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) – Cristal, Dr. Pedro Eggler, Faxinal, Glória, Linha Santa Cruz 1 e 2, Margarida, Menino Deus, Progresso, Rio Pardinho e Viver Bem – a ESF Cohab, com abrangência dos bairros Cohab e Avenida, e usuários da Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Umrest).
Os atendimentos acontecem nas segundas, terças e sextas-feiras à tarde e também nas sextas pela manhã, com o médico Gilberto Gonçalves, no Ambulatório Central. Nas quintas-feiras de manhã, as sessões são realizadas pela enfermeira Carina Suzana Pereira Corrêa, na ESF Cohab.