
Ricardo Gais
[email protected]
Santa Cruz do Sul está se preparando para possíveis casos do novo coronavírus. Para que os profissionais da saúde saibam com o que podem vir a lidar, foi realizado na manhã do último dia 31, um treinamento para cerca de 50 pessoas da área da saúde, na Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). Essa é uma das medidas do Município para estar preparado diante de um possível caso suspeito.
As orientações foram colocadas para enfermeiros que coordenam todas as unidades de saúde de Santa Cruz. Orientações como ao espirrar usar um lenço, tossir na dobra do cotovelo, não tocar em mucosas, não esfregar a mão na boca e olhos ao encostar-se em mesas de locais públicos, lavar com frequência as mãos, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações.
De acordo com a responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, Luciane Weiss Kist, foi recomendado para os profissionais da saúde o uso do medicamento Tamiflu, em pessoas que não apresentam sintomas do coronavírus, mas que podem estar enquadradas em casos de influenza. A Prefeitura já distribuiu o medicamento para todas as unidades de saúde, para que todos tenham acesso.
Luciane ainda destaca que “está sendo montado dentro do Hospital Santa Cruz, um ponto de atendimento para possíveis casos da doença e após a reunião, entramos em contato também com o Hospital Ana Nery para a organização do fluxo dos pacientes”, disse. Luciane também diz que: “se for constatado um cidadão que condiz com os critérios da doença coronavírus, que são: febre, sintomas respiratórios e se a pessoa viajou para a China ou teve contato com alguém que esteve no local de contaminação nos últimos dias, serão realizados exames e a recomendação do uso de uma máscara”, salienta.
Outra questão abordada foi a propagação de notícias falsas, que acabam prejudicando as ações dos profissionais. Em entrevista, Luciane disse: “nós temos acesso à informação com o Estado, e o Estado busca junto com a Federação informações oficiais, para que principalmente os profissionais da saúde tenham o cuidado de não repassar informações das quais eles não sabem a fonte, para assim evitar um pânico na população com falsas notícias”, destaca.
Hoje será realizado o mesmo treinamento com enfermeiros responsáveis pelos setores especializados do Cemas, Cemai, Caps, entre outros.














