Início Saúde Município assina convênio com Hospital Moinhos de Vento

Município assina convênio com Hospital Moinhos de Vento

Prefeito Telmo Kirst e superintendente Tanira Andreatta Torelly Pinto assinam o convênio entre município e Hospital Moinhos de Vento para qualificar atendimento no Cemai

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Visando oferecer um atendimento cada vez mais eficaz e qualificado na saúde, o município de Santa Cruz do Sul deu um importante passo. Em solenidade realizada na manhã da última sexta, 31, no salão nobre do Palacinho, o executivo santa-cruzense firmou um inédito convênio com o Hospital Filantrópico Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre, para que a unidade hospitalar passe a prestar uma consultoria médico-assistencial nas áreas de pediatria e obstetrícia nas dependências do novo Cemai, que está em fase final de construção e será reinaugurado no dia 21 de março. O contrato foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst e pela superintendente de Operações e Governos do Moinhos de Vento, Tanira Andreatta Torelly Pinto.  
Em sua manifestação durante o ato, o secretário municipal de saúde, Régis de Oliveira Junior, explicou que o objetivo da parceria é oferecer aos santa-cruzenses o que há de melhor em saúde aos usuários que serão atendidos no espaço público. O secretário também falou sobre o andamento das obras no novo Cemai, destacando a transformação do local. “Estamos transformando o espaço por completo. Quem chega ao local já não o reconhece mais. Além de espaços amplos e humanizados, estamos preocupados em oferecer para a população o que há de melhor em serviços de saúde”, frisou. Sobre a parceria, Régis disse que o convênio visa capacitar a equipe de colaboradores para prestar um atendimento de excelência para a população. “O Moinhos vai proporcionar um nível de excelência em todos os sentidos, desde a recepção até atendimentos mais complexos, incluindo a capacitação de toda a equipe”, salientou o secretário. 
Por sua vez, a superintendente de Operações e Governos do Hospital Moinhos de Vento, Tanira Andreatta Torelly Pinto destacou a satisfação como cidadã de estar participando do projeto de investimento e qualificação do SUS para que todos tenham uma saúde cada vez melhor no município. Com relação à parceria, a superintendente salientou que o Hospital Moinhos de Vento está participando do programa PROADI/SUS do Ministério da Saúde e já trabalha com mais de 26 hospitais no Brasil. “Com Santa Cruz é a primeira parceria e para nós é motivo de orgulho de ver tanta dedicação do município com um investimento no SUS. O Hospital está trazendo a sua excelência em assistência e gestão para ajudar o SUS e a parceria será para implantação, ampliação e qualificação do atendimento no Cemai”, frisou a Superintendente.

Secretário Régis: 'Oferecer o que há de melhor em serviço de saúde'

A equipe do Hospital Moinhos de Vento começa a trabalhar a partir de 10 de fevereiro. De acordo com o coordenador de consultoria do Hospital Moinhos de Vento, Chander João Turcatti, a execução do projeto consistirá em três pilares: diagnosticar sob perspectivas médico-assistenciais o Novo Cemai, em comparação com as melhores práticas da Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV); efetuar o planejamento das melhorias indicadas no diagnóstico, a curto, médio e longo prazo; e implementar e monitorar as entregas de valor acordadas. “O papel do Moinhos de Vento é recomendar, com base nos diagnósticos, as melhores práticas nacionais e internacionais de atendimento no Novo Cemai”, afirma Turcatti.
O convênio prevê a reorganização dos fluxos de atendimento, administrativo e operacional, a reformulação de escalas médicas, cursos aos profissionais que atuarão no local e treinamento para urgências e emergências. O contrato entre a Prefeitura e o Moinhos de Vento encerra em abril, quando serão entregues os relatórios com a proposição de melhorias de curto, médio e longo prazo. Os processos aplicados credenciarão o Novo Cemai para receber recursos estaduais e federais. 

Mudanças no atendimento
O Secretário Municipal Régis de Oliveira Junior destacou que o Cemai sofrerá mudanças de protocolo no atendimento. “Teremos uma nova organização no atendimento de urgência/ emergência nas áreas de pediatria, cuidados com as mulheres, com as grávidas de alto risco e a qualificação dos profissionais que vão atuar no Cemai”, salientou. O secretário frisou ainda que o Hospital Moinhos de Vento está entre os cinco melhores hospitais do país que cumprem todas as regras do Ministério da Saúde, sendo um dos principais hospitais no atendimento e cuidado com as crianças. “Estamos trazendo essa qualificação através do Proadi e do SUS que estamos implantando em Santa Cruz e melhorar um dos principais pontos de atendimento para as nossas crianças”, frisou Junior. O novo Cemai está previsto para ser inaugurado no dia 21 de março. 

Superintendente Tanira: 'qualificação do atendimento no Cemai'

Como será o novo Cemai?
Na recepção e na sala de espera as pessoas verão as grandes mudanças promovidas. Mais acolhedoras, as instalações tornarão o novo Cemai um espaço humanizado, em que pais e filhos se sentem confortáveis enquanto aguardam o atendimento. Para deixar crianças à vontade, a caracterização será feita a partir de histórias do anjinho Lino e sua amiga Laila, personagens de livros infantis. Junto à sala de espera da pediatria serão instalados assentos adaptados para crianças e uma área de recreação com televisão, livros infantis, materiais de desenho e mesinhas para colorir. Do lado de fora, os pequenos contarão com uma pracinha.
Na ala de pediatria serão pelo menos quatro consultórios, sala de triagem e acolhimento, sala de procedimentos, sala de nebulização, farmácia, sala de atendimento de urgência e emergência, além da sala de observação para sete pacientes. Com a instalação da sala de observação, a expectativa é reduzir o número de internações hospitalares. Na ala de ginecologia, serão pelo menos três consultórios, duas salas de procedimentos, sala de espera e outra para enfermagem. Os funcionários terão um espaço diferenciado.
Outro diferencial do Novo Cemai está nos equipamentos. Serão comprados ultrassom móvel, raio x móvel, eletrocardiograma móvel, desfibrilador, monitor multiparamétrico móvel, entre outros instrumentos hospitalares de última geração. Tudo isso para tornar o espaço mais resolutivo e evitar que os pacientes tenham que ser deslocados para realização de exames. Os investimentos do Novo Cemai são de cerca de R$ 1,8 milhão, valor pago com recursos próprios do Município. Esta é a primeira reforma geral do espaço desde que foi inaugurado, em 1999. 
Por dia, o Cemai atende uma média de 95 crianças e encaminha, também em média, duas para urgência e emergência. No local também são realizados procedimentos de enfermagem, como aplicação de medicamentos e nebulizações. A média é de 160 procedimentos por dia. O setor de ginecologia, que funciona 12 horas por dia, realiza em torno de 30 consultas diárias. Também estão em acompanhamento cerca de 50 gestantes em pré-natal de alto risco e, aproximadamente, 10 adolescentes grávidas. 

O Hospital Moinhos de Vento
O Moinhos de Vento é um hospital filantrópico, parceiro do Ministério da Saúde por meio de projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Dessa forma, oferta soluções completas que trazem mais praticidade e eficiência para o dia a dia das instituições, garantindo ao usuário o melhor atendimento. Esta é a primeira que vez que o HMV firma parceria com uma Administração Municipal. Recentemente, o hospital inaugurou o setor de pediatria, considerado um dos melhores do Rio Grande do Sul. O Moinhos de Vento é reconhecido pela preocupação com a formação do corpo clínico, administrativo e assistencial, com destaque para o Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) e a parceria com a John Hopkins Medicine International.