Início Saúde Coronavírus: Mais um grupo em Santa Cruz recebe treinamento

Coronavírus: Mais um grupo em Santa Cruz recebe treinamento

Grupo passou por treinamento com orientações sobre a doença

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul passou por um treinamento sobre o novo coronavírus. A capacitação aconteceu na tarde de quinta-feira, 6, na Sesa, e envolveu técnicos do Samu, Cemai, Saúde Mental, Ambulatório do Idoso, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica e Central de Regulação e Agendamento. Um treinamento para motoristas e higienizadores da Saúde, também está previsto.
A primeira capacitação foi realizada na semana passada, com enfermeiros que coordenam as unidades de saúde do município.
No Brasil se tem 9 casos de suspeita do novo coronavírus, mas nenhum confirmado até o momento. No estado do Rio Grande do Sul, há duas suspeitas da doença na região metropolitana e uma em Morro Reuter.
No dia 7, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei de quarentena, para os brasileiros que estão sendo buscados na cidade de Wuhan, cidade epicentro da doença. Todos os passageiros e militares envolvidos no retorno destes brasileiros, ficarão em quarentena por 18 dias na Base Aérea de Anápolis, Goiás. A previsão de retorno ao Brasil está marcada para entre a noite de hoje e madrugada de domingo.
Na China, a doença já causou 637 mortes e há mais de 31 mil casos confirmados até o fechamento desta edição. Segundo a mídia local chinesa 1.540 pessoas já se recuperaram da doença. Cientistas da cidade de Wuhan estão realizando testes contra o novo coronavírus, a partir de duas drogas que conseguiram controlar a infecção: a antiviral e outra que está sendo observada pelo governo chinês para estudos em humanos.
Li Wenliang, médico apontado como um dos primeiros a identificar a existência do surto da doença, morreu no dia 6, por causa do coronavírus e gerou uma revolta da população e o governo chinês anunciou uma investigação, para saber o motivo do descaso com o alerta feito pelo médico.

(Com informações do portal G1 e Secom do município)