Início Educação Seminário marca o início do ano letivo no Colégio Mauá

Seminário marca o início do ano letivo no Colégio Mauá

Abertura do Seminário de Professores do Colégio Mauá aconteceu nessa quinta-feira

O ano de 2020 será de muitas atividades diferentes e alusivas aos 150 anos de história do Colégio Mauá, que serão completados no dia 27 de julho. O ano letivo do Sesquicentenário inicia na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, nos turnos da manhã e tarde, com 1,8 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, bem como mais 250 estudantes nas instalações da Unidade II do Mauá – Educação Infantil. Nessa quinta-feira, 13 de fevereiro, aconteceu a abertura do Seminário de Professores no Teatro do educandário. “Os assuntos debatidos neste seminário seguem a proposta de começar um ano diferente em nossa instituição”, destacou o diretor Geral, Nestor Raschen.
Durante a manhã, o seminário iniciou com um momento de reflexão proferida pelo vice-diretor, Martin Goldmeyer. Logo após, os novos educadores foram apresentados, bem como os coordenadores de cada departamento. O destaque foi a palestra O fino bordado entre o Sujeito Psíquico e o Sujeito Epistêmico, ministrada pela psicóloga e psicanalista Vivian Nolasco. Durante a explanação, que por alguns momentos foi tomada pela emoção, Vivian abordou diversos assuntos através de psicanálise, fazendo relação do desenvolvimento infantil com o papel do educador na vida dos alunos. “Ser docente hoje é muito difícil”, mencionou a psicanalista, que ainda frisou sobre a importância de o aluno ser protagonista da sua própria história. Durante a tarde, aconteceram atividades por níveis e áreas da instituição.
O seminário continuou na sexta-feira, 14, com a palestra Aristóteles e os robôs, do publicitário Fábio Bernardi, premiado como Publicitário do Ano em 2014 e 2017, e sócio da Morya, agência do Grupo ABC, o maior da América Latina. O tradicional evento preparatório dos educadores para o início do ano letivo ainda contou com discussões sobre questões gerais e administrativas da escola, confraternizações e atividades por níveis e áreas.

Bilíngue 
Em 2020, o currículo bilíngue, que foi implementado na Educação Infantil no ano passado, contemplará os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. “Nossos alunos terão aulas de inglês com foco linguístico e nas competências cognitivas. As aulas das mais diversas disciplinas são ministradas na língua alvo e também na língua materna”, enfatizou Raschen. O novo formato conta com 17 professores de Língua Inglesa, que participaram de um curso de pós-graduação em bilinguismo e cognição e capacitações metodológica e de proficiência. Todo o processo de implantação deverá estar concluído até 2022, mantendo a sequência para os estudantes do 5º ao 9º ano e após, para o Ensino Médio.