
Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Aproveitando o Dia D da campanha nacional contra o sarampo, realizada no último sábado, 15, um expressivo público, de aproximadamente 800 santa-cruzenses, aproveitou a campanha para buscar informações e atualizar as suas cadernetas de vacinação com o objetivo de se prevenir com a aplicação de doses disponíveis contra outras doenças.
Conforme o coordenador do setor de imunizações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Roger Rodrigues Peres, somente 33 pessoas se vacinaram contra o sarampo no dia D, sendo dez pessoas entre 5 a 9 anos, nove pessoas entre 10 a 14 anos, e 14 pessoas entre 15 a 19 anos. Os demais que procuraram as unidades de saúde do município aproveitaram para atualizar as cadernetas de vacinação com a aplicação de outras doses disponíveis, sendo a maioria para se prevenir contra a febre amarela e HPV. A maior procura foi registrada nas dependências da casa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na praça Getúlio Vargas, onde das 9h às 17h, um total de 80 pessoas realizaram atualizações das cadernetas e receberam doses contra o sarampo, febre amarela e HPV.
Sobre o sarampo, Peres destaca que 93% da população de Santa Cruz do Sul já possui cobertura vacinal contra a doença. “A vacina só foi aplicada por quem estava em falta. Quem possui a carteira de vacinação completa não havia necessidade”, disse. Ao avaliar a campanha realizada no município, o coordenador frisou que a procura ficou dentro da normalidade. As doses de vacinas contra a doença estão disponíveis o ano inteiro para todas as idades e podem ser encontradas em todas as unidades de saúde do município, no Centro Materno Infantil (Cemai), e no Sistema Integrado (SIS) da Unisc.
Sobre as doses de vacinas contra a gripe, o coordenador salientou que nesta campanha ainda não foram disponibilizadas, o que deverá ocorrer somente a partir do mês de abril.














