Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Em ato realizado no final da manhã de ontem, 26, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul assinou o início das obras da construção do segundo posto de saúde sustentável do município e do país. A solenidade contou com a presença do prefeito Telmo Kirst, do presidente da Câmara de Vereadores, Elstor Desbessel, vereadores, secretários municipais, imprensa e comunidade.
Primeiro a se manifestar, o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Junior, destacou que este será o segundo posto de saúde sustentável do país e destacou que a obra irá beneficiar mais de mil famílias do bairro. “Hoje são 1.250 pessoas que consultam atualmente na unidade do Faxinal. Vai existir esse desmembramento, o que vai proporcionar um melhor acesso e mais qualidade de vida para as pessoas que residem no Ana Nery”, frisou. O secretário informou ainda que, além da unidade da Pedreira, que já está com 12% das obras concluídas, mais a do Ana Nery, outras quatro unidades de saúde sustentáveis serão construídas até o fim do ano no município. “Vamos construir novas unidades no Glória, Central, Aliança e Viver Bem. São obras que vêm para melhorar a qualidade de vida da população e reafirmar o compromisso do governo com a saúde”, finalizou o secretário.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Ana Nery, Aldo Welker, destacou que a obra é muito importante para o bairro. “É com gratidão que recebemos essa obra em nosso bairro. Tivemos problemas quando foi fechado o antigo posto e foi difícil para os moradores. Com o trabalho realizado pelo secretário, tudo foi resolvido e estamos felizes com este investimento que vai fazer muito bem para todos”, disse.
No final, Welker pediu ao prefeito que procurasse resolver o problema de uma esquina, próxima ao posto de saúde, que vem gerando transtornos no trânsito para os moradores. “Estamos reivindicando há anos. É uma esquina que quando estaciona um carro no lado direito, estrangula o trânsito e não há passagem para dois veículos. Tirando essa esquina, resolve o problema”, frisou o presidente.
Após assinar o termo de início das obras, o prefeito Telmo Kirst destacou que as intervenções necessárias para melhorar o fluxo de veículos na região, com a construção do novo posto, a prefeitura vai realizar. “É a palavra do secretário de Obras e do secretário de Transportes e o prefeito vai fiscalizar”, finalizou Kirst, em resposta ao pedido de Welker.

ESF ANA NERY FIGUEIRA
A Estratégia Saúde da Família (ESF) Ana Nery Figueira será erguida na rua Dorval Martins, em frente à Associação de Apoio à Pessoas com Câncer (Aapecan). A obra seguirá os mesmos moldes projetados para a ESF Pedreira, o primeiro posto sustentável em construção no município. O Ana Nery Figueira terá 442,31 metros quadrados em alvenaria, dispondo de total acessibilidade e atendendo a todos os requisitos do Ministério da Saúde (MS). A obra está orçada em R$ 1.016.521,20 e será executada pela empresa Invicta Construtora Ltda, vencedora da licitação, e com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF).
O projeto assinado pela arquiteta Karianne Tadiel Pacheco, possui foco na sustentabilidade e foi concebida para aliar conforto e bem-estar. Na estrutura haverá sistema de coleta e armazenamento de água da chuva, com a instalação de cisternas, que permitirão a utilização de recursos hídricos não-potáveis nas descargas dos vasos sanitários e nas regas dos canteiros e horta. Placas fotovoltaicas serão instaladas para a captação de energia solar, o que vai assegurar a manutenção de lâmpadas led e de aparelhos elétricos. Com a produção de boa parte da energia consumida no local, a expectativa é de economia para os cofres públicos. Também está prevista uma horta para cultivo de chás e plantas medicinais, que serão utilizadas pelos usuários sob a orientação dos profissionais de saúde. Os ingredientes naturais poderão ser usados na complementação de tratamentos. Deverão ser cultivadas plantas como babosa, boldo, erva-cidreira, calêndula, funcho e poejo.
A ESF Figueira Ana Nery disporá ainda de farmácia, salas de triagem, recepção, sala de espera, atividades coletivas, agentes comunitários de saúde, inalação coletiva, vacinas, administração, procedimentos, curativo, observação, três consultórios médicos e um odontológico, central de material esterilizado simplificada, copa, quatro banheiros, sendo dois acessíveis, depósito de material de limpeza, rouparia, varanda e área de ambulância. O projeto arquitetônico prevê também a instalação de playground, bicicletário e área de estacionamento.
A previsão é de a ESF Ana Nery Figueira ser concluída em até oito meses e beneficiar uma população de 2,4 mil pessoas que residem na região. O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Junior, confirmou que no mês de março será aberta a licitação para contratação de empresa para a construção da ESF Glória. No total, os seis postos de saúde sustentáveis previstos para serem construídos até o final de 2020, totalizarão um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.














