Ricardo Gais
[email protected]
Na manhã de ontem, 2, ocorreu no Pátio Duque de Caxias, que fica localizado dentro do 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB) de Santa Cruz do Sul, a solenidade de Incorporação do novo contingente de 2020. No total são 274 jovens, vindos de várias cidades da região para iniciar uma nova fase em suas vidas. A cerimônia foi comandada pelo Tenente Coronel Fernando Barcellos da Rosa, que iniciou com a entrada dos novos integrantes vestindo roupa civil.
Os jovens são oriundos das cidades de Santa Cruz do Sul com 167 jovens, Venâncio Aires 37, Vera Cruz 37, Vale do Sol 12 e Sinimbu 21. O trabalho junto ao Serviço Militar se iniciou ontem e se estenderá por doze meses de serviço militar obrigatório. Quem desejar permanecer no Exército, conforme a quantidade de vagas disponíveis no ano que vem, poderá ficar e servir à Pátria em outras funções que abrirão vagas, com a saída de alguns militares.
Conforme o Ten. Cor. Fernando Barcellos, os novos integrantes irão doar sua juventude, seu vigor físico e seus valores em prol da nação. Será um ano no qual os jovens vão se defrontar com diversos obstáculos, dificuldades pessoais, além da convivência no quartel ser algo diferente na vida desses novos integrantes.
Barcellos frisa a importância da família, “a gente sempre pede o apoio da família, que é a sustentação em casa e o incentivo para que eles possam cumprir e honrar o nome da família e seu próprio nome. As famílias são multo bem-vindas e sempre nos ajudam nesse trabalho”.
O Tenente Coronel salienta que no quartel estes jovens encontrarão militares com experiências a nível nacional e local. “São experiências de vida, mas também ao civismo, valores importantes para qualquer cidadão. Servir à Pátria não é só servir ao Exército. Cada profissional que cumpre bem sua profissão está servindo à Pátria”.
O novo contingente passará por um período inicial de instruções e os jovens irão fazer uma adaptação para aprender realmente a ser militares. Será um período básico de instruções e aprendizados. Depois de qualificados, especializações serão feitas a cada jovem numa função específica dentro do quartel. No final do ano, já integrados ao Batalhão, participarão de atividades e operações junto à tropa antiga, finalizando o ciclo.
Barcellos finaliza dizendo que, “a expectativa do comandante é muito positiva. É uma nova geração que está chegando ao Exército, com características específicas muito especiais. Jovens que estão demostrando desde o período de seleção, um voluntariado muito forte. Acredito que essa força que estão demostrando já de início, os ajudará a cumprir todos os objetivos e nós também vamos estar cada vez com um Batalhão melhor”.
O jovem Cicero Kessler, de Santa Cruz, diz que será um ano de muitas experiências e muito aprendizado, além de uma rotina diferente da qual era acostumado. “Eu já pretendia servir desde meus 17 anos, porque eu gosto do quartel e meus familiares, avô e meu pai, serviram de inspiração para que eu entrasse para o Serviço Militar” disse.
Fizeram-se presentes na cerimônia autoridades locais e de municípios vizinhos, amigos e familiares dos jovens. Durante a solenidade o Hino Nacional Brasileiro foi entoado, e após o término do evento, as famílias junto de seus filhos puderam olhar as dependências do quartel.














