
O Sicredi Vale do Rio Pardo RS sinalizou que dará atenção especial aos produtores rurais afetados pela estiagem e que possuem financiamentos com a cooperativa. A informação foi dada pelo presidente Heitor Petry durante reunião realizada na última quinta-feira, 27, em Rio Pardo, que contou com a presença do deputado estadual Edson Brum (MDB), de representantes agropecuários da região e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo, Aldenir José Menezes Santos (Tio Zé).
Durante o encontro, os produtores Danilo Cardoso, de Encruzilhada do Sul, Marcelo Fortes, de Pantano Grande, e Jorge Panta, de Rio Pardo, relataram sobre os prejuízos acumulados pela falta de chuva. Eles solicitaram a flexibilização ou postergação dos pagamentos dos financiamentos que possuem junto ao Sicredi.
O presidente Petry demonstrou compreensão à situação e informou que cada caso será avaliado individualmente. Ele estava acompanhado do gerente da agência do Sicredi de Rio Pardo, Tiago Bastos Martins.
O deputado Edson Brum, que intermediou o encontro, considerou o resultado muito positivo. “Assim como o Banrisul, o Sicredi também mostra sensibilidade ao nosso homem do campo e às dificuldades que vêm enfrentando diante desta estiagem que trará, infelizmente, também prejuízos para o comércio de nossos municípios. São ações que farão a diferença para amenizar as perdas consideráveis desta safra”, afirmou.
BANRISUL
Na última sexta, Brum intermediou uma audiência entre o presidente e o vice-presidente do Banrisul, Claudio Coutinho e Irany Sant’Anna Júnior, e representantes de produtores do Vale do Rio Pardo para tratar do mesmo tema. Na ocasião, o presidente Coutinho se mostrou compreensivo e informou que o banco tem acompanhado de perto a questão da estiagem, com informações detalhadas sobre as regiões mais afetadas.
“Não iremos colocar nenhum produtor contra a parede. Vamos avaliar cada propriedade individualmente e, se for necessário, vamos arrolar para que consigam pagar os financiamentos”, afirmou, garantindo também que o acesso a novos créditos não será comprometido.














