Início Educação Reunião é realizada para tratar ações preventivas nas escolas

Reunião é realizada para tratar ações preventivas nas escolas

O encontro ocorreu na sexta-feira, 6, no auditório da Assemp

Ricardo Gais
[email protected]

Realizada por profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Políticas Públicas e Assistência Social, uma reunião com diretores responsáveis pelas instituições escolares do município foi realizada na sexta-feira, 6, pela manhã, no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). O objetivo era repassar medidas de segurança contra o coronavírus nas escolas municipais, públicas, estaduais e privadas, além de cozinhas comunitárias. Durante encontro, dados atuais sobre o Covid-19 foram informados aos diretores das instituições e cuidados que se devem ter com alunos que possam apresentar algum sintoma ou alguma outra doença como gripe.
O secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, comenta que o coronavírus, por ser uma doença nova, é um assunto muito comentado, porém não se deve esquecer que há outras doenças no município. No ano de 2019 foram confirmados 55 casos de dengue em Santa Cruz e, 15 pacientes com HIV só neste início de ano foram diagnosticados. Segundo Régis, são números altos e que preocupam. 
“O papel que vocês diretores vão desempenhar dentro das escolas, vai ser responsável pelo resultado que teremos em Santa Cruz. Uma população que está bem orientada se previne e evita o replicamento de fake news, e isso fará com que tenhamos um melhor controle da doença”, comenta Régis. 
Dentre as medidas básicas que foram orientadas estão a higienização das classes escolares, lavagem periódica dos brinquedos, etiqueta respiratória o não compartilhamento de utensílio como copos e talheres, demonstração de como lavar as mãos, além de fazer o uso de álcool gel diariamente em todos que frequentam as escolas. A orientação de se lacrar o bebedouro de água, ao menos no inverno, também foi passada. 
 “A gente fez essa reunião para os diretores de todas as escolas de Santa Cruz, para que eles possam repassar informações corretas nas salas de aula. Educando as crianças e realizando reuniões com os pais, conseguimos sanar dúvidas em relação às doenças, além de esclarecer mitos para evitar o pânico da população”, salienta Lizete Plotzki, coordenadora da Vigilância e Ações em Saúde.
Para a Secretária de Educação, Jaqueline Marques, este foi um momento muito importante, pois os diretores são multiplicadores de informação. “É extremamente importante as escolas repassarem informações corretas e conseguirem adotar medidas de prevenção junto às crianças”, disse.
Com relação ao coronavírus, segundo o secretário, na próxima segunda-feira será emitida uma ordem de serviço com orientações formais para as instituições de ensino. Régis destaca que a ação realizada está prevista no plano de contingenciamento do município.