Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Tiveram início na noite de ontem, 23, as atividades do ambulatório de campanha montado no Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest, pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde. Pacientes que são moradores do município com idades a partir de 13 anos e que apresentem sintomas leves a moderados de novo coronavírus (tosse, febre, calafrios, coriza, entre outros), receberão atendimento no local.
A estrutura do ambulatório, que funciona 24 horas, conta com sala de recepção, consultório médico, sala de acolhimento e triagem, sala de medicação com capacidade para seis pacientes, sala de observação com 50 leitos, salas de enfermagem, de apoio e de esterilização de materiais. Cada turno deve ter 14 técnicos em enfermagem, três médicos e quatro enfermeiros. A entrada do público será pelo portão sete do Parque da Oktoberfest, na Avenida Independência.
Casos de pacientes que buscarem atendimento no local e estiverem apresentando sintomas graves (febre alta ou insuficiência respiratória) poderão ficar internados em observação em um dos 50 leitos disponíveis até que os quadros permitam a alta médica ou a transferência para atendimento em hospitais de referência. Porém, a prefeitura orienta ao paciente que já estiver apresentando sintomas de insuficiência respiratória, que procure atendimento médico direto no Hospital Santa Cruz, Hospital Ana Nery, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda ou Hospitalzinho do bairro Santa Vitória. Crianças menores até 12 anos podem ser encaminhadas para atendimento no Centro Materno Infantil (Cemai).
O Prefeito Telmo Kirst, acompanhado do médico infectologista Marcelo Carneiro, do secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, e da coordenadora do ambulatório de campanha, Raquel Rozeno, esteve no domingo, 22, no Ginásio Poliesportivo acompanhando a montagem da estrutura do ambulatório. “Estou impressionado com a agilidade e rapidez com que a instalação foi feita. Precisamos estar preparados. Parabéns aos profissionais da área da saúde”, comentou o prefeito.
ATENDIMENTO POR TELEFONE
Em transmissão ao vivo na página do Facebook da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, realizada no ambulatório de campanha, o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Junior e o médico infectologista, Marcelo Carneiro, salientaram que a secretaria de saúde está realizando desde essa segunda-feira, 23, atendimentos por telefone para auxiliar pacientes que estiverem apresentando problemas respiratórios. “Estaremos fazendo uma triagem que vai gerar um tipo de prioridade e será encaminhada conforme o protocolo que está sendo desenvolvido. Esse trabalho visa manter o isolamento social do paciente e dar uma maior segurança no atendimento para evitar que se tenha um aglomeramento de pessoas e se aumente o risco de contaminação no ambiente de atendimento médico”, disse Carneiro.
O secretário Régis pediu para que a comunidade confie nas informações prestadas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul no combate a pandemia. “Não estamos montando essa estrutura porque tem caso confirmado. Estamos sendo responsáveis e não vamos esconder nenhum caso da comunidade. Pedimos que as pessoas confiem em nosso trabalho, acreditem nos órgãos oficiais e não compartilhem fake news”, destacou.
Ao finalizar, o secretário confirmou que o Prefeito Telmo Kirst anunciou R$ 3,5 milhões de sobras orçamentárias, que virão da Câmara de Vereadores, para serem destinadas no auxílio ao combate e assistência de possíveis pacientes contaminados com a doença. Ele também frisou que o município já encaminhou à Câmara de Vereadores ontem, 23, os projetos de lei sobre o Regularize Cidadão, onde os valores arrecadados serão destinados para o combate à pandemia, além de uma autorização para o município contratar 55 profissionais da área da saúde para trabalharem no ambulatório de campanha.
Telefones para atendimento
Em Santa Cruz do Sul, quem estiver sentindo alguns dos sintomas devem ligar para o seu posto de saúde mais próximo e conversar com a equipe do local para receber orientações. Se for fora do horário do posto, deve ligar para a Vigilância Epidemiológica nos telefones (51) 2109 – 9547 ou (51) 9 8444-9875.
Santa Cruz tem 53 casos suspeitos notificados
Em atualização divulgada na manhã de ontem, 23, a Secretária Municipal de Saúde informou que Santa Cruz do Sul possui 53 casos suspeitos notificados, sendo 44 de moradores de Santa Cruz do Sul e nove de municípios da região. Até o momento, são 27 casos descartados e 26 suspeitas que aguardam resultado do Lacen. No momento não há nenhum caso de coronavírus confirmado em Santa Cruz do Sul.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram até as 12h de ontem, 23, um total de 1.629 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. Até o momento são 25 mortes, sendo 22 em São Paulo e três no Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, a secretária Estadual de Saúde contabiliza 85 casos confirmados e nenhuma morte.
No mundo, ao menos 15 mil pessoas já morreram por complicações da Covid-19. A universidade norte-americana, Johns Hopkins, registrou mais de 353 mil pessoas infectadas, segundo levantamento atualizado na manhã de ontem, 23. São mais 100 mil pessoas recuperadas, após isolamento e tratamento adequado.
Mais de um bilhão de pessoas em mais de 50 países ou territórios já receberam recomendações das autoridades para que permaneçam em suas casas. França, Itália e Argentina, bem como o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, tomaram medidas coercitivas. Outros atuam com recomendações apenas, como Reino Unido e Irã.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o coronavírus, que já se espalhou para quase todo os países do mundo, está com ritmo de transmissão acelerado.














