
Assim que a crise do vírus da Covid-19 tomou proporções mundiais chegando à região, a Dental Exames, colocou à disposição pelas redes sociais as suas impressoras 3D para a impressão de equipamentos de proteção individual (EPI´S) como viseiras/face schield e acessórios para máscaras respiradoras. A mensagem chegou à Unisc e a clínica passou a integrar um grupo coordenado por Rafael Kist, do Tecnounisc, João Pedro Tonetto da startup Owntec e pelo professor Eliezer Henker do curso de Engenharia. Juntos os profissionais estão trabalhando para projetar e produzir peças para a área da saúde para fazer frente à pandemia em Santa Cruz do Sul e região.
A Dental Exames fez a doação de filamentos para a confecção de viseiras protetoras do modelo Face Schield, que estão sendo impressas na clínica, na Unisc, e parceria com outros proprietários de impressoras 3D. A viseira, constituída de plástico e lâmina de acetado, cobre todo o rosto dos profissionais da saúde, evitando o contagio por aerolização, conforme especificações da Anvisa e aprovação dos médicos: “as Face Schield são importantes por oferecer maior segurança aos profissionais de saúde”, explica Luciana Sebastiany Mundstock, diretora da Dental Exames. O acetato foi doado pela empresa Rota de Estrela.
As viseiras estão em fase de impressão e montagem e serão doadas para os hospitais, postos de saúde do município e havendo possibilidade, para a região. “Estamos trabalhando intensamente para colaborar com a manutenção da saúde dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Covid-19, a realizar um trabalho seguro e eficiente, disponibilizando nossa tecnologia e a equipe de funcionários”, conta Luciana.
Em paralelo, o TecnoUnisc também está fabricando máscaras N95 e jalecos cirúrgicos, com material protetivo que bloqueia pelo menos 95% das partículas em suspensão, evitando doenças como o coronavírus.














