Início Saúde Influenza: Terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação sofre alteração

Influenza: Terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação sofre alteração

Foram estabelecidas duas etapas para vacinar os grupos prioritários

Ricardo Gais
[email protected]

Com as alterações pretende-se proteger de forma antecipada a população contra os vírus influenza – Arquivo/RJ

O Ministério da Saúde divulgou na sexta-feira, 24, por meio da Secretária de Vigilância em Saúde, a atualização da terceira fase da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que sofrerá alterações devido ao atual cenário de propagação do novo coronavírus no País.

A terceira fase marcada inicialmente para entre os dias 9 a 22 de maio teve um novo período estabelecido pelo Ministério da Saúde, que agora fica entre 11 de maio a 5 de junho. Lembrando que a vacina não protege contra o novo coronavírus, apenas contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e influenza B.

Conforme Roger Rodrigues Peres, enfermeiro responsável pelo setor de imunizações de Santa Cruz do Sul, o munícipio obedecerá a proposta da divisão em duas etapas da terceira fase de imunização contra o vírus influenza, conforme foi determinado pelo Ministério da Saúde.

A terceira fase priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário.

Na primeira etapa da campanha, os idosos e os profissionais de saúde atingiram a marca de 100% da estimativa do público vacinado. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação, que estava programado para ocorrer em 9 de maio, foi suspenso pelo Ministério da Saúde.

Com as alterações objetiva-se proteger de forma antecipada a população contra os vírus influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. O ministério destaca que os sintomas da influenza são semelhantes aos da Covid-19 e essa antecipação visa reduzir a carga de circulação da gripe na população para que sejam evitadas complicações de saúde e óbitos, especialmente em cidadãos que se encontram nos grupos de risco.

Confira como ficou o novo cronograma da terceira fase de imunização ao vírus influenza para os grupos prioritários:
11 a 17 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.
18 de maio a 5 de junho: adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.