Início Especiais INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE: SAÚDE, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE: SAÚDE, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O HSC, a partir de sua certificação como Hospital de Ensino, têm-se tornado importante lócus de desenvolvimento da saúde da população em sua região de abrangência. Na tríade “ensino”, “pesquisa” e “assistência” há a constante preocupação com a promoção da saúde e a responsabilidade de qualificar a atenção aos seus agravos.

Na mesma proporção em que aumenta sua qualificação técnica, o HSC trabalha no contexto das inovações tecnológicas, da humanização da atenção e da formação de profissionais conscientes das necessidades de saúde da comunidade. Além disso, os inúmeros projetos de pesquisa, de ensino e de extensão colaboram com a sua integração à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando os fluxos da complexidade do atendimento, bem como da referência e contrarreferência.

Com o objetivo de prestar serviços de saúde cada vez mais qualificados e resolutivos e desenvolver padrões de excelência assistencial/acadêmica, o HSC conta com:
• Docentes e acadêmicos dos cursos das áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas e de cursos de pós-graduação da Unisc, assim como cursos técnicos do Cepru, desenvolvendo atividades relacionadas à assistência de pacientes e pesquisas. Em 2018, 923 estudantes realizaram atividades de estágio, aulas práticas e visitas observacionais em diversas áreas de conhecimento. Além disso, foram desenvolvidos 102 projetos de pesquisa;
• Curso de graduação em Medicina, oferecido pela Unisc, com atividades curriculares permanentes nos últimos dois anos do curso (internato) nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Intensivismo e Urgência/Emergência. Em 2018, foram prestados 10.017 atendimentos médico-hospitalares a pacientes SUS por meio do Ambulatório Acadêmico do curso, bem como procedimentos nas próprias estruturas do HSC;
• Localizado no espaço físico da Unidade Ambulatorial do curso de Medicina, o Ambulatório de Alta Complexidade Cardiovascular atende pacientes eletivos e no pré e pós-cirúrgico. Em 2018, foram realizados 4.732 atendimentos a pacientes SUS;
• Programas próprios de Residência Médica (Pós-Graduação Lato Sensu), credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.
• Recebimento, em julho de 2018, de ofício com parecer de reconhecimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) pelo Ministério da Educação.
• Participação do HSC em projetos internacionais e nacionais no campo da Medicina Intensiva:

  • UTI Visitas: avaliação da visita ampliada em UTIs Brasileiras (coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento);
  • BaSICS – Estudo Randomizado (desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração de São Paulo e, no HSC, pelo coordenador médico da UTI Adulto);
  • Acordo de colaboração e coordenação entre HSC e Henry Ford Health System para otimização do uso de antibióticos nas UTIs de países da América Latina, minimizando a resistência bacteriana.