Ricardo Gais
[email protected]

Em nova atualização realizada pelo Governo do Estado, no sábado, 23, a região de Santa Cruz do Sul (R28) ingressou no protocolo de bandeira amarela, o que torna possível uma maior flexibilização em setores industriais e demais atividades que se incluem nesta faixa. Conforme a assessoria de impressa do município, um novo decreto está em discussão.
A região de Santa Cruz, após duas atualizações com bandeira laranja de risco médio, passou a ter desde essa segunda-feira, 25, seguindo até o domingo, 31, a predominação da bandeira amarela de risco baixo, o que significa que a região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e de baixa propagação da doença, além de permitir uma maior flexibilização no convívio social.
Conforme o secretário Municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a troca das bandeiras que definem o Distanciamento Controlado de cada região se deve ao trabalho coletivo e ao empenho da comunidade que está atendendo às solicitações de prevenção como o uso da máscara. “Agora, nosso trabalho vai ser no sentido de manter a bandeira amarela na região”, afirmou.
O motivo que levou o Governo do Estado a definir a região de Santa Cruz com bandeira amarela é devido à melhora de quatro indicadores: reduziu o número de internados por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), melhorou a relação de casos ativos ou recuperados, aumentou o número de leitos disponíveis para pessoas com mais de 60 anos e melhorou o número de leitos de UTI na região e leitos de UTI no Estado.
Nesta nova rodada, o governo adotou um novo critério para avaliar as regiões e os novos indicadores passam a ser apenas os casos de Covid-19 hospitalizados. Até então, todos os casos confirmados eram utilizados para definir a propagação da doença.
A terceira atualização do Distanciamento Controlado manteve a maior parte do território gaúcho com risco epidemiológico médio para o novo coronavírus: 12 de um total de 20 regiões foram classificadas com a bandeira laranja no levantamento realizado e divulgado no sábado. Oito regiões do estado que estavam com bandeira laranja, passam a ter a predominação da bandeira amarela, como Santa Cruz.














