Ricardo Gais
[email protected]

Embora a Região 28 esteja classificada com bandeira laranja no sistema de Distanciamento Controlado do Estado, não significa que houve redução da propagação da Covid-19 no município. Uma das formas encontradas pelo Gabinete de Emergências de Santa Cruz do Sul para evitar as aglomerações foi através de mais uma conscientização para com a população. Para isso, no último fim de semana quem apoiou a ação de orientação da comunidade foi o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB).
“Foi uma sugestão que surgiu no gabinete, pois no mesmo momento em que a gente sugeriu que o poder executivo decretasse a aplicação de multas para evitar as aglomerações, pensou-se numa medida educativa e o 7º BIB abraçou a execução desse projeto”, disse Rosemari Hofmeister, integrante do Gabinete de Emergências e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Cruz.
Além das orientações, o exército também distribuiu panfletos educativos produzidos pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). “Estamos buscando ferramentas para conscientizar as pessoas”, frisa Hofmeister.
O comandante do 7º BIB, coronel Fernando Barcellos da Rosa, que também integra o Gabinete de Emergências, destaca que a ação realizada com 15 equipes do exército em diversos pontos da cidade e bairros foi positiva. “Foi uma ação mais com intuito de relembrar a população de que a pandemia ainda não terminou e cada um tem que fazer a sua parte, pois o município está fazendo o possível para evitar maiores restrições”, disse.
Um sistema de som também foi utilizado para ajudar na ação que distribuiu aproximadamente 3,5 mil panfletos pela cidade. “O tratamento que recebemos pela população foi muito bom, a gente até percebeu que a presença do exército nas ruas realizando a ação inibiu um pouco a população. Claro que as pessoas podem sair e caminhar, mas devem evitar as aglomerações. Estamos todos juntos passando por este momento”, conclui Barcellos.
No decreto que já está em vigor o valor das multas para quem participar de aglomerações varia: o infrator que estiver participando de aglomeração com máscara será penalizado com multa de infração média no valor de R$ 326,00 e será considerada infração grave quem estiver sem máscara participando da aglomeração penalizado com multa de R$ 3.260.
Bandeira Laranja
A média ponderada da Região de Santa Cruz nessa 13ª atualização ficou em 1,24 bem abaixo dos índices registrados nas últimas semanas que chegaram a marcar 1,76 pontos, ocasionando a classificação vermelha para a região que somente seria revertida com a entrada de recursos pela Prefeitura Municipal e Associações regionais.
Conforme Rosemari Hofmeister, do Gabinete de Emergências, a classificação laranja de risco médio foi possível pois o Governo do Estado deixou de contar os pacientes internados na macrorregião dos Vales e passou a contá-los na cidade de residências desses pacientes. “Essa era nossa principal demanda nos recursos e sem essa contagem permanecemos em bandeira laranja”, explicou.
O secretário municipal de Saúde, Giovani Alles, diz que recebeu a classificação com sentimento de alívio, já que não será necessário restringir ainda mais as atividades do comércio e empresas, mas mantém a preocupação no alto número de contaminados pela doença. “Terminamos julho com 380 casos confirmados de Covid-19, ou seja, mais que o dobro do que havia em 1º de julho. A doença tem avançado muito rápido nas últimas semanas”, destaca.














