Início Política Sessão da Câmara: Falta d'água é tema de cobranças

Sessão da Câmara: Falta d'água é tema de cobranças

Sess‹o teve debates em rela‹o ao sistema de abastecimento de ‡gua

A falta d´água neste final de semana esteve em pauta nos pronunciamentos no plenário da sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, nesta terça-feira, dia 2. Os vereadores cobraram do Executivo e, especialmente, da Corsan, uma melhora na prestação do serviço de abastecimento para a comunidade.

A vereadora Kelly Moraes (PTB) destacou que o prefeito precisa tomar pulso e buscar uma solução para o problema que está afetando a comunidade. “Nos criticaram muito quando tínhamos ajustado o contrato com a Corsan. Agora, é hora de dar uma resposta para a comunidade, que é a maior prejudicada com a falta d´água”, destacou. Ela voltou a cobrar a instalação da Agência Reguladora Municipal.

O vereador e líder do PT, Ari Thessing, acrescentou que a Corsan precisa disponibilizar um serviço de atendimento local. “Neste final de semana foram muitas reclamações de falta de água em todos os bairros de Santa Cruz. É hora do Governo chamar a Corsan e conversar para cobrar uma prestação de serviços maior. Dá vontade de explodir o 0800 da Corsan e colocar um atendimento local”, citou.

O vereador Hildo Ney Caspary (PP) também cobrou a melhoria no serviço e defendeu que apenas a intervenção do Ministério Público, com um Termo de Ajustamento de Conduta (PAC) irá se transformar na resolução dos problemas.

Votação

Em votação esteve apenas um projeto. O do Executivo, para a contratação de um soldador, que foi aprovado por unanimidade. O vereador Hildo Ney Caspary (PP)  tinha a intenção de colocar em votação o projeto de lei de sua autoria que considera como patrimônio histórico municipal a pavimentação com paralelepípedos da Rua Ramiro Barcelos, no trecho entre a Marechal Deodoro e a Marechal Floriano. Como ela teve parecer inconstitucional, Caspary retirou a matéria da pauta e irá encaminhar como indicação ao Executivo.

Informações

Entre os pedidos de informação, a vereadora Bruna Molz (PTB) requer as providências tomadas com relação a casos de envenenamento de animais; o vereador Elstor Desbessell (PTB) requer informações referentes à composição da folha de pagamento dos servidores municipais e a distância entre faixa de segurança e tinta utilizada para pintá-las.

O vereador Alex Knak (PMDB) indica a criação de molduras e letreiros gigantes com o nome da cidade, a pavimentação da rua Nelson Hildemar Spall; o vereador Bruno Cesar Faller (PDT) requer a execução de melhorias no calçamento da rua Princesa Isabel. O vereador André Francisco Scheibler (SD) indica a implantação de faixa de segurança na confluência da rua Gaspar Silveira Martins com a rua Borges de Medeiros e a Travessa Haun.

Gerson Trevisan (PSDB) indica a melhoria na sinalização nas proximidades do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado. Ele também realizou uma indicação para a Superintendência Regional do Daer para melhorias na RSC-418, desde o seu início até o distrito de Monte Alverne. Além disso indica a colocação de sinaleira e outra sinalização na confluência da Rua João Werlang com a rua Gaspar Silveira Martins, além da recuperação dos paralelepípedos em trajeto da Rua Pará.

Alex Knak (PMDB) requer a implantação de abrigo de ônibus na rua Victor Frederico Baumhardt, próximo à empresa Philip Morris. Luizinho Ruas (PTB) indica o patrolamento e encascalhamento da rua Walter Jobim, a implantação de elevada na rua Candelária. Mathias Bertram (PTB) indica a implantação de sistema de compostagem municipal.

Francisco Carlos Smidt (PTB) realiza uma indicação à RGE para prevenir o corte desnecessário de árvores, a realização de melhorias do calçamento na confluência das ruas Colômbia e Equador e melhorias no bueiro da Estrada Capão da Cruz, próximo ao imóvel de número 1315. Licério Agnes (PP) indica a instalação de semáforo na confluência da rua Gaspar Silveira Martins com a João Werlang, a revitalização da praça localizada próximo à Escola Municipal de Educação Infantil Castelo Infantil e colocação de academia ao ar livre, além de melhorias e cercamento do campo de futebol localizado no Corredor Frey. A vereadora Kelly Moraes (PTB) indica a troca de lâmpadas e poda de árvores próximo à escola Boa Esperança.

O vereador Hildo Ney Caspary apresentou requerimento para a realização de reunião solene para homenagear a empresa Japan Tobacco Internacional (JTI), sendo que os vereadores Mathias Bertram e Francisco Carlos Smidt (PTB) requerem o envio de moção de congratulações à empresa JTI.