Ricardo Gais
[email protected]
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma nota referente ao aumento de 275% de casos confirmados de coronavírus no Município. A pasta esclareceu que se tratam de casos que não estão mais ativos ou atuais, ou seja, a pessoa não transmite mais o vírus, e que são números que estiveram represados no banco de dados do e-SUS Notifica, causado as inconsistências com os números divulgados pela Prefeitura.
Com a atualização dos dados, ocorreu o incremento de 2.952 casos de Covid-19 em um prazo de dois dias. O total de casos saltou de 16.485 para 19.437, conforme a Prefeitura. O total de óbitos pela doença não teve acréscimo expressivo e está em 284, conforme o Município.
No entanto, se analisarmos os dados do Governo do Estado, no site (https://ti.saude.rs.gov.br/covid19/) o número referente aos óbitos por Covid-19 em Santa Cruz é maior, sendo um total de 308 mortes pela doença, desde o início da pandemia no Município.
Questionada pela defasagem nos números, a Prefeitura alegou que está fazendo a revisão para igualar aos do Estado, e que a diferença no banco de dados se dá em função aos óbitos de moradores de Santa Cruz que ocorreram fora do Município e não foram contabilizados até o momento.
A Secretaria de Saúde ainda explicou em nota que essas notificações estão sendo revisadas, atualizadas e inseridas no sistema de monitoramento conforme solicitação e orientação do COE-RS. Como a revisão ainda não foi concluída, a pasta informou que podem ocorrer novos aumentos no número de casos confirmados e óbitos.