Débora Dumke – [email protected]
A Expoagro Afubra é destaque na agricultura familiar. Ao caminhar pelo pavilhão é possível encontrar várias empresas que já receberam diversos prêmios significativos através da produção de alimentos artesanais.
Edvaldo Gallon, de Bento Gonçalves, está expondo seus sucos naturais de uva pela quarta vez. Conforme ele, a expectativa das vendas é muito boa, pois na Expodireto foi um grande sucesso. A empresa Gallon Sucos possui produção de sucos naturais, especiais e orgânicos. Os quatro produtos são: branco, tinto tradicional, orgânico e uva com mirtilo. Há cerca de oito anos trabalha com a produção, mas é uma vida inteira de aprendizado. Já recebeu sete prêmios em concurso, sendo eleito escolhido como o melhor suco da Expodireto 2022.
Roberto de Oliveira, de Estrela, está expondo seus doces de leite Estrelat pela segunda vez na Expoagro Afubra. Ele realizou um comparativo com a última feira e acredita que as vendas irão ser 50% a mais. É notório, pois as pessoas que compraram ano passado um vidro, hoje estão comprando até três e ele acredita que vai ser um recorde de vendas, destaca ele. Estrelat já recebeu medalha de ouro e agora está entre os alimentos premiuns, além de figurar entre os 50 alimentos mais diferenciados do Estado pelo Sebrae. A empresa também já está inscrita no Concurso Estadual de Doce de Leite e atentos para se inscrever no nível mundial. O sonho, neste ano diz Roberto, é trazer o título mundial de doce de leite para o Estado do Rio Grande do Sul. A expectativa para a Expoagro é expor o produto e a marca, pois sendo uma empresa pequena, Estrelat vai até as feiras para divulgar a produção.
Vanderlei Kaefer, da Queijaria Alvorada Missioneira, de Canela está na sua segunda feira e a expectativa é muito boa. A empresa irá completar em abril, 11 anos. A empresa trabalha com 14 tipos de derivados de leite, dentre eles doce de leite, manteiga e os próprios queijos. Na feira, eles trouxeram os queijos artesanais premiados Yamandu, que foi premiado em São Paulo; o natural marca São João, premiado em Porto Alegre; o de cabra, que foi premiado em Araxá, no Estado de Minas Gerais e o doce de leite que ganhou ouro no melhor doce de leite do Rio Grande do Sul e no ano passado ficou entre os três melhores do Brasil.