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Ponto de encontro de amigos e negócios

Fernando Lima
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A profissão de barbeiro surgiu na Grécia Antiga, época de grandes mitologias que até hoje fazem parte da história da humanidade. Conforme pregam os contos da mitologia grega, a preocupação de figuras como Apolo (Deus das artes, da música), Ares (Deus da guerra) e Arquimedes, em relação à estética, levou à necessidade de um espaço exclusivo e adequado para o tratamento da beleza, incluindo os cuidados capilares e do rosto.  Muitas vezes o barbeiro era considerado um conselheiro social.   
A arte de aparar e arrumar barbas era uma profissão importante na Grécia Antiga. Ali se criaram as primeiras barbearias, lugares de encontro para homens com longas conversas sobre filosofia, política ou assuntos comunitários.
Foi no século XIX que a barbearia tornou-se um lugar especializado em cuidados da beleza e aparência. Em 1850 surgiu a primeira cadeira de barbeiro, com lugar para os pés, espaldar reclinável e suporte para cabeça, qualquer referência ao estilo Rockabilly não é coincidência.
Depois da metade do século XIX, os barbeiros estavam em todas as cidades, inclusive nas pequenas, e começou as cadeias de barbearias, o que motivou a busca de novos padrões e regulamentos para a profissão. Os novos tempos trouxeram às barbearias o espaço ideal para conversas sobre esportes, política e variedades do mundo do homem.   No século XX que as primeiras barbearias americanas enfim estavam dando frutos. Eram as clássicas Barber shops, em bairros de classe baixa, onde se concentrava uma grande parte de afro-americanos. Barbear as pessoas tornou-se uma maneira interessante de ganhar um “troco”, foi uma das primeiras indústrias que permitiu que homens negros se tornassem empresários e donos do próprio negócio.  
Na década de 1980, barbeiro unissex começou a ser cada dia mais comum, e na década de 1990, quase todos os salões estavam dando serviços a ambos os sexos.
 Este foi um marco importante para a evolução e inovação das características de uma barbearia e da profissão do barbeiro. Com novas técnicas e experiências os barbeiros passaram a utilizar métodos não-tradicionais de grooming, atraindo àqueles que procuravam por um corte de cabelo da moda da atualidade. O rock era evidência no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos onde o pólo de barbearias e barbeiros passou a ser referência no mercado mundial. Com isto, cabelos longos, penteados altos, topetes com gel, no estilo Rockabilly, eram copiados por todos!
As características de uma barbearia clássica também passaram a ser padrão,  proporcionando um bem-estar aos clientes que procuravam seus “clubes” para interagir e colocar os assuntos em dia.
O legado das barbearias dos anos 90 permanece até os tempos atuais, trazendo aquela sensação de um ambiente só dos homens, proporcionando o tratamento único aos clientes que visitam com frequência as barbearias, levando-os a uma experiência única e não somente uma obrigação de ir uma vez ao mês cortar o cabelo ou aparar a barba.  O ritual de sentar na cadeira do barbeiro, relaxar, receber o tratamento digno com massagem, toalha quente, espuma no rosto, navalha afiada e produtos específicos, transformou-se em um negócio satisfatório ao cliente, motivando a sensação de bem-estar consigo mesmo!
Penso que, mais que um ponto de encontro, um lugar onde a masculinidade impera e isto deve ser revisto, pois, já temos mulheres trabalhando neste segmento e agregando mais serviços disponibilizados nos estabelecimentos, os Barber shops são a confirmação de tempos modernos onde os cuidados com a aparência, leia-se barba, cabelo, bigode ganham seu espaço no dia a dia do homem e estes, cada vez mais dedicam parte de seu tempo para a manutenção dos mesmos. Novos visuais, novos modelos, novas tendências surgem nos cortes e barbas e são incorporadas pelos usuários e a atualização é constante. As Barber Shops ganham características culturais onde podemos voltar à Grécia antiga e ser ponto de encontro de amigos para debates e troca de informações, além de que há relatos que a própria máfia americana de Nova Iorque só fechava seus negócios depois de uma longa conversa em uma barbearia, eis uma nova opção para encontros profissionais.

 

Depoimentos

Apesar do pouco tempo de mercado eu vejo que o crescimento das barbearias se deve à busca do homem em ter um ambiente só dele como era antigamente , hoje em dia, claro algumas barbearias são mais elaboradas oferecendo outros serviços além do corte e barba . A Wester Barbearia busca oferecer um ambiente onde o cliente se sinta à vontade, resgatando a essência das antigas barbearias. 
* Rodrigo Wester

A confiança que uma pessoa cria sobre seu serviço e se sente à vontade em seu espaço preferindo seu atendimento e voltando a sua barbearia, isso é fidelizar! Quando você fideliza um cliente , também está construindo uma relação de confiança e tratando de forma “diferenciada” aquele cliente que é de fato, especiais. Uma forma de recompensar seus melhores clientes é tratando os que são absolutamente melhores de forma superior à que você trata outros – a notícia vai se espalhar, os outros clientes vão querer se juntar ao grupo e os que já estão nele hesitarão antes de te trocar por um concorrente. Mas se você fizer essa promessa, você precisa superá-la consistentemente, melhorando sempre a maneira que você trata seus favoritos.
*Juan Pablo – Dom Corleone

 

REFLEXO COSMÉTICO
Produtos especiais para as Barber Shop

Vivemos uma constante evolução, onde o tempo passa rapidamente e as mudanças são cada vez mais radicais. Uma das revoluções mais visíveis foi quanto ao cuidado com a aparência. O visual tanto  feminino, mas também o masculino ganharam atenção especial e isto fez com que as indústrias fizessem uma releitura em suas linhas de produção e abrissem mais espaço para a linha de cosméticos  destinados aos homens. Um setor que já movimenta mais de 19 bilhões por ano em mais de 80 países, e segundo dados, só no Brasil chegaremos em 2019 a valores aproximados de 6,7 bilhões, com uma estimativa de crescimento de 7,1%.  O público masculino tem sido uma boa surpresa para o setor de men’s care. Os homens estão mais vaidosos e preocupados com marcas de expressão, redução de medidas abdominais e procedimentos de rejuvenescimento. São clientes fiéis, que gastam mais quando gostam do serviço e indicam o estabelecimento com boas recomendações à família e aos amigos. 
Em Santa Cruz do Sul , a REFLEXO COMÉSTICO, acompanhando a evolução de mercado e esta tendência de cuidados pessoais masculinos disponibiliza a linha de produtos  DE SIRIUS,  que atende as Barbers Shop com produtos para cabelo, barba e bigode. Também comercializa sua marca própria com shampoos e outros produtos, além de  uma ampla variedade de produtos para salões, assim como marcas de uso profissional, cadeiras e lavatórios para montar sua estética e salões. A REFLEXO COSMÉTICO, que fica na Rua Marechal Floriano, 1010, centro de Santa Cruz do Sul, conta com uma equipe altamente qualificada para receber seus clientes e indicar as melhores opções de produtos. Faça uma visita e conheça a Linha Reflexo e toda a gama de produtos da REFLEXO COSMÉTICO.

 

Barbearia vintage está na moda e vai além da barba, cabelo e bigode

*POR EDUARDO VILAS BÔAS

Ambientes contam tambŽm com espao de entretenimento

Não é só de barba, cabelo e bigode que elas vivem, cada dia mais especializadas e tematizadas, as barbearias vintage tornaram-se verdadeiros refúgios masculinos.
A moda da barba acabou desenvolvendo um serviço que estava quase em extinção: as barbearias. Mas engana-se quem acha que elas só vivem de fazer barbas, ao contrário das suas antecessoras agora são salões especializados em cortes, químicas, barba, tratamentos estéticos e até entretenimento.
Isso mesmo, você não leu errado, entretenimento. As barbearias do século XXI são verdadeiras cápsulas do tempo que te remetem a décadas passadas, principalmente os anos 1940 e 1950. São totalmente pensadas quanto a decoração vintage, passando por equipamentos (como as clássicas cadeiras bicolor de couro), piso de madeira e azulejo hidráulico, músicas do tipo jazz, rockabilly e blues e até o uniforme dos profissionais.
Os serviços também são variados e querem reter os clientes não só pelo tratamento estético. As novas barbearias querem reforçar o conceito original de um ponto de encontro para homens e, para isso, oferecem mesas de sinuca, fliperamas, bar, venda de roupas, restaurante, estúdio de tatuagem e até dia do noivo.

 

JOARA HAIR SCHOOL
Qualificação e capacitação são marcas registradas da escola

Com mais de 30 anos atuando como escola profissionalizante da área de beleza, onde vários profissionais obtiveram sua formação, a JOARA+HAIR+SCHOOL, referência nas regiões dos Vales do Rio Pardo, Taquari e Serra,  disponibiliza seus cursos de Barbeiros e Cabeleireiros, com o diferencial de ser com 95% de aulas práticas e 5% teóricas, busca assim além de formar profissionais com alto índice de qualificação, também inovar na filosofia da formação dos mesmos. 

Esta forte tendência do mercado em apresentar um novo visual, uma releitura para muitas barbearias, inclusive com novos modelos de corte de cabelo, assim como os cuidados especiais com a barba, já encontrou em JOARA+HAIR+SCHOOL cursos especializados para Barbeiro, inclusive muitos já atuando em suas respectivas Barber Shop com a qualificação e capacitação que se tornou marca registrada da Escola. Venha consultar toda a diversificada linha de cursos profissionalizantes que JOARA+HAIR+SCHOOL  oferece, assim como o calendário dos mesmos. Um com certeza estará de acordo com o que você procura.