Na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro, é comemorado nacionalmente o Dia do Médico Veterinário, ou simplesmente Dia do Veterinário. A data celebra o profissional que mantém a saúde de nossos animais de estimação em dia, garantindo que eles permaneçam fortes e felizes. Em 1933, neste mesmo dia, Getúlio Vargas assinava o Decreto Lei nº 23.133, que reconhecia legalmente a profissão.
Estima-se que o ofício de veterinário já é exercido desde os primórdios da domesticação animal, no entanto, os primeiros registros relacionados ao tema datam de 4.000 a.C., do Antigo Egito. Foi somente em 1761 que a primeira escola de medicina veterinária foi criada, instituída pelo francês Claude Bougerlat, sistematizando, finalmente, os estudos da área.
Hoje o veterinário trabalha usando o que há de mais tecnológico tanto na prevenção quanto na cura das doenças dos animais, sejam os domésticos, que fazem a alegria de sua casa, ou os selvagens, que merecem tantos cuidados quanto os nossos. A profissão também é de suma importância para a saúde humana, pois auxilia no controle de zoonoses, que podem ser transmitidas entre bichos e pessoas.














