Início Especiais DIA DOS PAIS: Além de fortalecer os laços familiares a data tem...

DIA DOS PAIS: Além de fortalecer os laços familiares a data tem uma história de origem

Sara Rohde
[email protected]

Sentir segurança e aquele abraço apertado. Sentir proteção e ao mesmo tempo um sentimento inexplicável, um sentimento de amor. Pai pode ser de sangue ou coração, pai pode ser pai e mãe, o melhor amigo. Neste Dia dos Pais uma homenagem àqueles que protegem, amam e inspiram seus filhos. 
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais foi criado para fortalecer os laços entre as famílias e, principalmente, fortalecer o comércio. Mas como surgiu a data? Conta a história que a origem do Dia dos Pais é diferente em cada país. No Brasil, por exemplo, a data foi uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering, comemorada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953, com o objetivo de homenagear São Joaquim, o pai da Maria mãe de Jesus. Os brasileiros sempre foram muito devotos à Igreja Católica e por isso a data ficou conhecida como sendo a mesma do santo. No decorrer dos anos foi mudada para o segundo domingo de agosto, pois as famílias teriam mais condições de estarem reunidas e assim permanece até hoje. 
Em cada região o Dia dos Pais é comemorado em datas diferentes. Em Portugal, Espanha e Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, a data escolhida foi 19 de março, em homenagem ao marido de Maria, São José, também devido aos devotos do Catolicismo. 
Já nos Estados Unidos da América, o Dia dos Pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada. Os EUA então comemoraram pela primeira vez em 19 de junho de 1910. Data escolhida por Sonora Louis Dodd, que quis prestar uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (John Bruce Dodd em outras fontes de pesquisa), veterano da Guerra Civil Americana, que, após a morte da esposa, criou Sonora e os outros filhos sozinho. O dia 19 de junho era o nascimento de Smart e a homenagem mobilizou várias pessoas a prestarem o mesmo reconhecimento. De Spokane, Washington (localidade natal de Smart), a prática alastrou-se para outros estados dos EUA. Em 1966 o Dia dos Pais foi alterado passando para o terceiro domingo de junho, sendo oficializado em 1972, pelo presidente da época Richard Nixon. Esta data foi adotada como modelo por vários países ocidentais.