Início Especiais Um dia para refletir sobre os animais

Um dia para refletir sobre os animais

44,3% dos domic’lios brasileiros possuem um cachorro
 

VAGNER CERENTINI
[email protected]

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 44,3% dos domicílios brasileiros possuem um cachorro e 17,7% possuem gatos. E na próxima segunda-feira é dia de comemorar o Dia Nacional dos Animais. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais.

A origem da comemoração no Brasil e a escolha pelo dia 14 de março, segundo o calendário de datas comemorativas do Brasil, tem como base a data em que o Estatuto dos Animais foi apresentado no Congresso Nacional pelo deputado federal Eliseu Padilha, em 2012, consolidando os direitos dos bichos e os deveres que os brasileiros têm com relação a eles. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nosso país tem a população de animais de estimação maior do que crianças. A estatística pode parecer pouco otimista, mas serve para mostrar o amor do brasileiro pelos animaizinhos. 

Existem cerca de 22,1 milh›es de gatos de estima‹o no Brasil

Estimativas modestas colocam entre R$ 350,00 e R$ 400,00 o gasto médio com um animal de estimação no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet ), nosso país é o segundo maior mercado pet do mundo.

O Sul é a região que possui mais cachorros e o Nordeste a que se encontra o maior número de gatos. Em nível nacional, existem 52,2 milhões de cães, 37,9 milhões de aves e 22,1 milhões de gatos de estimação, segundo o IBGE.

 

Curiosidades
GATOS
•    A raça maior de gatos é a Maine Coon, em que um gato pode pesar cerca de 12 kg
•    Em média um gato passa 2/3 do dia dormindo
•    Um gato salta 5 vezes a sua altura num único salto
•    Um gato consegue correr a 49 km por hora, em curtas distâncias
•    A paixão por gatos chama-se ailurofilia, que advém do grego (gato + paixão)
•    O padrão do nariz de um gato é único, tal como a impressão digital de um humano
•    Algumas das comidas que nunca devem ser dadas a um gato são: cebola, alho, tomate verde, batata crua, chocolate, uvas e passas. Embora o leite não seja tóxico, pode causar irritação no estômago, gases e diarreia.
•    Um gato pode rodar a sua orelha em 180 graus.
•    Na Austrália e no Reino Unido, os gatos pretos são sinal de boa sorte.
•    Um gato faz cerca de 100 sons diferentes, enquanto um cão faz cerca de 10
CÃES
•    Um cachorro adulto tem 42 dentes
•    O olfato dos cachorros é 1 milhão de vezes melhor do que o dos seres humanos
•    A audição dos cachorros é 10 vezes melhor do que a dos humanos
•    Um cão pode correr até 30km/h. A raça mais rápida do mundo é o Whippet.
•    Na Bíblia, os cachorros são mencionados 14 vezes
•    As pessoas têm cachorros como bichos de estimação há 12 mil anos
•    Se um cão mantém o rabo erguido, é sinal de dominação
•    Quando os cães têm dor de barriga, comem mato para vomitar
•    Os cachorros serão submissos a qualquer um que se mostrar superior
•    Se não for castrada, uma cachorra pode ter 66 filhotes em 6 anos

(Fontes: tudosobrecachorros.com.br, ronronar.com)