Início Esportes Eisstocksport | Aplicativo brasileiro revoluciona treinos no gelo

Eisstocksport | Aplicativo brasileiro revoluciona treinos no gelo

Ferramenta criada por engenheiro e atleta santa-cruzense leva análise de dados ao esporte de precisão

Augusto Böhm desenvolveu aplicativo para melhorar desempenho nas pistas
Foto: Divulgação

A busca por excelência no eisstocksport, modalidade de precisão semelhante ao curling, ganhou um novo aliado tecnológico. Inspirado pela preparação para o Campeonato Mundial de 2025, o santa-cruzense Augusto Böhm desenvolveu o Ziel (da palavra meta em alemão), aplicativo móvel que promete transformar a forma como atletas registram resultados e analisam desempenho.

Engenheiro civil de formação e atleta da seleção brasileira de eisstocksport, Augusto iniciou sua trajetória no esporte em 2007, influenciado pelos pais, Sérgio e Rejane Böhm, que treinavam no Centro Cultural 25 de Julho, de Santa Cruz do Sul. “Se tenho a quem agradecer por toda a minha trajetória neste esporte, é aos meus pais”, orgulha-se o atleta de 32 anos.

A ideia do aplicativo surgiu durante os treinos para o Mundial, quando ele e o companheiro de equipe Eduardo Schuster passaram a registrar detalhadamente cada sessão da modalidade individual. “Após o término do campeonato e o nosso retorno, notei que não havia nenhum software ou aplicativo focado em eisstock disponível no mercado. Foi aí que surgiu a ideia do Ziel, um aplicativo feito por jogadores, para jogadores”, explica Augusto, que figurou entre os seis melhores do mundo em 2025.

O Ziel tem como principal funcionalidade o registro prático de resultados em treinos e competições, além de permitir o compartilhamento em redes sociais em formato semelhante aos aplicativos de corrida. Para quem busca maior detalhamento, há um plano de assinatura com análises avançadas.

“A busca por desempenho e eficiência são alguns dos pilares que movem atletas e esportistas nas mais diversas modalidades hoje em dia”, destaca Augusto Böhm. “O Ziel veio como uma maneira de auxiliar tanto o iniciante, quanto o atleta de alto nível que busca encontrar aquele detalhe que fará com que ele se destaque ainda mais.”

O lançamento teve rápida repercussão internacional. “Jogadores de elite das seleções da Alemanha e da Áustria e, inclusive, campeões mundiais da modalidade e lendas do eisstock já baixaram e usam o aplicativo. Recebi várias mensagens de incentivo e parabenizações, pois pelo visto estes atletas de ponta também sentiam a falta de uma ferramenta como essa”, relata o engenheiro desenvolvedor do aplicativo.

Atualmente, o app soma 274 usuários em países como Áustria, Alemanha, Brasil, Canadá, Índia, Itália, Paraguai, República Tcheca e Suíça. Para ampliar a divulgação, Augusto criou o perfil @ZielApp no Instagram, iniciativa que vem sendo reforçada pelos próprios atletas em seus clubes. Com a tecnologia ganhando espaço nas pistas de gelo, o Ziel se consolida como ferramenta essencial para o crescimento e a profissionalização do eisstocksport em escala global, conectando jogadores e impulsionando o desempenho por meio da análise de dados.