Início Geral Santa Folia | Sábado é com o tradicional Bailinho da Borges

Santa Folia | Sábado é com o tradicional Bailinho da Borges

Evento reunirá público na região central do município
Foto: José Carlos Ferreira

Fabrício Goulart
[email protected]

Foliões de todas as idades vão às ruas do centro de Santa Cruz do Sul amanhã à noite, quando acontecerá a sexta edição do tradicional Bailinho da Borges. A celebração se concentrará na Rua Borges de Medeiros, das 18 horas à 1 hora já do domingo, 8, garantindo uma grande festa de rua, já consolidada como um dos maiores sucessos dos carnavais da região. A promoção é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Um dos organizadores, Rafael Tombini explica que neste ano o evento voltará às suas origens, com um palco principal na Rua Borges de Medeiros, concentrando todo o carnaval em um só lugar. “Além disso, os talentosos Edinho e Silvane montaram a Fabulosa Banda do Bloco, um superconjunto de carnaval formado pelos melhores músicos da região e que terão inúmeras participações especiais, como Bako Lopes, Kleone, William do Sede de Samba, entre outros”, revela.

Tombini destaca que Santa Cruz do Sul é repleta de ótimos eventos, sendo referência no Rio Grande do Sul nesse aspecto cultural. “O carnaval brasileiro é a maior festa do planeta e podemos nos orgulhar, como moradores, de também termos aqui um evento de rua que resgata os velhos carnavais de rua e de salão, trazendo toda a família para brincar na Borges”, ressalta.

Neste sentido, a programação também foi pensada para as crianças. Às 18h30, terá início o Carnaval Infantil, com a presença de animadores e personagens fantasiados. O som ficará sob responsabilidade do DJ Gonçalo. “O Bailinho sempre teve o intuito de conectar as novas gerações com os carnavais de outrora, trazendo as marchinhas e os sambas clássicos para um grande número de pessoas em uma festa gratuita e muito democrática”, avalia.

Dentro das festividades há também o tradicional Concurso de Fantasias e Blocos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas durante o evento no Espaço Gazeta, na Praça da Bandeira. O concurso contará com as categorias Infantil (até 12 anos), Adulto, Melhor Idade (acima de 60 anos) e Bloco Mais Animado. A escolha dos vencedores será por voto popular a partir das 20h30 e os vencedores serão premiados com kits especiais.

Edinho & Silvane reúnem convidados num grande
conjunto no palco do Bailinho
Foto: Divulgação

Rei e Rainha do Bailinho já estão em ação

Como tradição, o Bailinho da Borges possui a sua corte. A rainha da sexta edição é Glacy Falleiro, de 78 anos, professora aposentada com 26 anos de dedicação à educação. Natural de Venâncio Aires e residente em Santa Cruz do Sul há 45 anos, ela é idealizadora do Clube dos Corações e coordenadora de voluntariado da Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos (Asan), mantendora do asilo municipal.

Já o rei é Odirlei Marques, conhecido artisticamente como Palito, intérprete apaixonado pela música, com uma trajetória sólida no samba e no pagode. Possui 42 anos de idade e há 21 é intérprete de carnaval da Escoal de Samba Império da Zona Norte.

Atenção ao trânsito

Com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança durante a realização do evento, a Prefeitura de Santa Cruz adota medidas na região já a partir da noite de hoje. Às 23 horas, o estacionamento será bloqueado em trechos da Rua Borges de Medeiros, entre a Tenente-Coronel Brito e a Marechal Deodoro, e também na Marechal Deodoro, na quadra compreendida entre a Borges de Medeiros e a Sete de Setembro.

Amanhã o trânsito sofrerá alterações mais amplas. A partir das 13 horas, haverá bloqueio na Borges de Medeiros, no trecho entre a Tenente-Coronel Brito e a Marechal Deodoro. Já às 16 horas, o fechamento será total em diferentes vias: na Sete de Setembro, entre a Brito e a Deodoro; na Marechal Floriano, entre a 28 de Setembro e a Sete de Setembro; e na Deodoro, entre a Sete de Setembro e a 28 de Setembro.
Realizado por Rafael Tombini e Roberta Pereira, o Bailinho da Borges é produzido pela Skené Projetos Culturais e conta com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A edição de 2026 tem patrocínio de Mor, HBier, Pepper Foods e Schuck, e apoio dos parceiros Boticário, Festa e Fantasia, Hotel Aquarius, Padaria Pritsch e Nápule Pizzeria.

Programação

18h – Início do Bailinho da Borges
18h30 – Carnaval Infantil
20h30 – Cortejo da Borges e Cerimônia de Abertura Oficial, com apresentação da Corte do Bailinho e cortes convidadas
22h – Edinho & Silvane com A Fabulosa Banda do Bloco, além de convidados especiais no palco único
1h – Encerramento