Início Geral Condomínio do Futuro | Pulse aposta em sustentabilidade no Litoral Norte

Condomínio do Futuro | Pulse aposta em sustentabilidade no Litoral Norte

Projeto é desenvolvido por Grupo Casa Nova, Solled Energia e Aldebaran Urbanismo em Capão da Canoa

Projeto ocupa uma área total de 43 hectares
Foto: Ana Cristina dos Santos/Four Comunicação

Fabrício Goulart
[email protected]

O litoral norte gaúcho começa a receber um novo conceito de condomínio fechado, que une urbanização planejada, sustentabilidade e serviços integrados. O Pulse Resort Experience, desenvolvido na praia de Curumim, em Capão da Canoa, é apresentado como um empreendimento que vai além das moradias, apostando na criação de uma comunidade com infraestrutura moderna e foco em soluções energéticas.

A novidade está sendo desenvolvida pelo Grupo Casa Nova, de Santa Cruz do Sul, e pela Aldebaran Urbanismo, de Maceió (AL), em parceria com a Solled Energia, também da terra da Oktoberfest. Na última terça-feira, dia 10, a imprensa do Vale do Rio Pardo esteve no local para conferir o projeto, que chega para unir o conforto do alto padrão à responsabilidade ambiental.

Conforme a diretora comercial Amanda Passos, o Grupo Casa Nova possui grandes empreendimentos em diferentes lugares do Estado, como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Santa Maria e Gramado. Contudo, o Pulse é o primeiro na região litorânea. “Para isso, fizemos uma parceria com quem já estava aqui”, explicou. Para ela, isso garante um diferencial ao empreendimento, “focado no conforto e bem-estar dos condôminos, além da valorização imobiliária”.

O Pulse Resort Experience ocupa uma área total de 43 hectares, com 100% da terraplenagem e do plantio de grama concluídos e 86% dos lotes já comercializados. Ao todo, são 751 unidades: 712 residenciais, com metragens entre 250 metros quadrados e 532 metros quadrados; e 39 operações comerciais, de 546 metros quadrados a 706 metros quadrados. Conforme divulgado no encontro, mais de 600 lotes já foram comercializados, mais de 80 deles para moradores de Santa Cruz do Sul.

Com investimento de R$ 125 milhões, o complexo valoriza o contato com a natureza, reservando 61 mil metros quadrados para áreas verdes. A infraestrutura de lazer e serviços é completa, incluindo 1,5 mil metros quadrados de piscinas, além de restaurante, sala de jogos, mercado, saunas, academia, área infantil e quadras esportivas. Em fevereiro, foram iniciadas as obras de drenagem e rede de esgotos, bem como a construção do Pórtico e quadras de tênis.

O projeto prevê a implantação de uma centralidade comercial com 39 lojas, destinadas a serviços essenciais, como mercado, farmácia e cafeteria, facilitando a rotina dos moradores e reduzindo a necessidade de deslocamentos. A proposta é criar um núcleo urbano completo, com comércio e serviços integrados ao condomínio, como farmácias, mercados e cafeterias.

Amanda: mais de 80 lotes vendidos para Santa Cruz do Sul
Foto: Fabrício Goulart

Eletroposto estará disponível para todos

O Pulse contará com sistema de energia solar para as áreas comuns, reduzindo custos condominiais e o impacto ambiental. Além disso, o condomínio terá um sistema de baterias para garantir o funcionamento da portaria, monitoramento e cancelas mesmo em casos de falta de energia, problema recorrente na região litorânea.

A mobilidade elétrica também faz parte do projeto. Haverá um eletroposto na área comercial, de recarga rápida, disponível tanto para moradores quanto para o público em geral. Os clientes do Pulse Resort Experience terão benefícios como, por exemplo, preço de recarga promocional em toda a rede de eletropostos da Solled. Atualmente, são 12 eletropostos que podem ser localizados via aplicativo. Até abril, mais oito devem ser instalados no litoral.

Para a CEO da Solled Energia, Mara Schwengber, o desafio é tornar o projeto realmente sustentável, não deixando as ideias no papel. “Uma coisa é a teoria, outra coisa é a prática. Aqui. teremos várias soluções na prática”, garantiu.

Tratamento de esgoto e reaproveitamento da água

O empreendimento contará, ainda, com um moderno sistema de tratamento de esgoto com reuso. Assim, todo o efluente gerado será tratado e passará por desinfecção final com cloro, garantindo qualidade e segurança para o reaproveitamento da água. Essa água tratada poderá ser utilizada em diversas atividades, como lavação de calçadas, irrigação de áreas verdes e outros usos não potáveis, reduzindo o consumo de água potável e promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos naturais.

O sistema foi dimensionado para atender mais de 3.755 pessoas, com capacidade máxima de tratamento de até 787 mil litros, assegurando eficiência operacional mesmo nos períodos de maior demanda. Essa solução amplia a sustentabilidade do condomínio, agrega valor ao empreendimento e contribui diretamente para um futuro mais responsável e equilibrado.

A localização é apontada como um dos principais atrativos. Situado próximo à Estrada do Mar e com fácil acesso pela BR-101, o condomínio Pulse Resort Experience fica a cerca de 1,2 quilômetro da praia. O projeto também inclui uma beach house exclusiva para moradores e a revitalização de parte da orla de Curumim, com investimento superior a R$ 1 milhão. (Com informações da Four Comunicação)