Início Geral Mês da Mulher | Integração e inspiração marcam encontro da CDL Mulher

Mês da Mulher | Integração e inspiração marcam encontro da CDL Mulher

Rede de apoio e protagonismo feminino foram os destaques da noite

Evento reuniu mulheres empreendedoras e líderes, numa promoção da CDL Mulher
Fotos: Divulgação

A CDL Mulher promoveu, na terça-feira, 10, o primeiro evento de seu calendário de 2026, reunindo empreendedoras do varejo local no Soder Hotel. A atividade contou com a palestra “Antes do CNPJ tem uma Pessoa”, ministrada pela especialista em Neurociência e Comportamento, Daniela Mattos, além de um painel com a empresária Joana Tornquist, mediado por Renata Machado.

Daniela Mattos trouxe uma reflexão sobre a necessidade de valorizar o ser humano por trás de cada empreendimento. “Antes de um CNPJ, tem uma pessoa”, enfatizou, ao defender que o sucesso nos negócios depende do autoconhecimento e do apoio mútuo. Ela propôs três perguntas para a autoanálise: “O que é prioridade para ti como pessoa? O que é inegociável? O que tu não quer mais?”.

A especialista ressaltou que muitas mulheres enfrentam sobrecarga ao não se colocarem como prioridade. “As mulheres são muito sobrecarregadas e, na maioria das vezes, negociam seu tempo em prol dos filhos, da família e dos outros”, observou, defendendo a necessidade de romper esse ciclo.

A trajetória pessoal de Daniela reforça sua mensagem. Após sofrer uma isquemia aos 27 anos e enfrentar a perda da filha para o suicídio, ela encontrou um novo propósito. “Eu precisava seguir. Eu precisava de um propósito pra seguir”, relatou. Desde então, aprofundou seus estudos em comportamento humano e passou a se conectar com outras mulheres. “Eu não me curei e não superei, mas eu sigo, porque eu tenho outras mulheres que me apoiam e que me dão força”, disse.

Para Daniela, iniciativas como a CDL Mulher são fundamentais para fortalecer o protagonismo feminino, especialmente no cenário pós-pandemia. “A CDL é um fortalecimento do protagonismo feminino. São mulheres que unem forças, que unem propósitos para que consigam seguir, não só nos seus negócios, mas na sua vida pessoal também”, explicou. Ela concluiu com uma mensagem de união: “Ninguém se cura sozinho. A gente junto, a gente segue, a gente consegue”.

O painel com Joana Tornquist também trouxe reflexões sobre a trajetória empreendedora. Atuando há 23 anos no varejo, a empresária destacou os desafios e transformações que marcaram sua carreira. “Ao longo da vida aprendemos que era necessário nos transformarmos para nos adequarmos à sociedade, aos ambientes e ao trabalho com os homens e com as empresas. Agora está na hora de assumirmos essa responsabilidade de uma forma mais leve”, afirmou.

Na avaliação de Joana, encontros como o da CDL Mulher são essenciais para abrir horizontes e promover conexões. “Ao participar de um evento, tu tens um insight que transforma a tua vida. Precisamos conversar mais com mulheres, entender que muitas de nós temos as mesmas dores e nos unirmos”, concluiu.

A coordenadora da CDL Mulher, Ana Machado, destacou que esta foi apenas a primeira de muitas ações previstas até novembro. O próximo encontro será uma rodada de negócios. “Quem veio hoje à noite sairá daqui melhor do que chegou. É difícil selecionar os nomes porque temos muitas mulheres e muitos exemplos inspiradores”, afirmou.